quinta-feira, 8 de outubro de 2020

8 DE OUTUBRO - CARLOS NORIEGA

 

EFEMÉRIDE - Carlos Ismael Noriega, astronauta norte-americano, nasceu em Lima, no Peru, em 8 de Outubro de 1959. É também tenente-coronel aposentado do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA. Participou em duas missões espaciais e completou 19 h 20 min de caminhadas no espaço.

Actualmente, reside em Santa Clara, na Califórnia, enquanto os seus pais moram em Gilbert, no Arizona. É casado com Wendy L. Tatcher, com quem tem cinco filhos, três deles sendo trigémeos. Os seus principais passatempos são a aviação, corridas, ski na neve e o ténis.

Noriega concluiu os estudos secundários em 1977, na Wilcox High School, em Santa Clara, já nos Estados Unidos. Em 1981, tornou-se bacharel em Ciência da Computação pela University of Southern California. No mesmo ano, ingressou no USMC, tornando-se fuzileiro naval.

De 1983 a 1985, actuando como piloto do USMC, realizou inúmeros voos em helicópteros CH-46 Sea Knight, estando baseado em Kaneohe Bay, no Hawai.

Actuou também a bordo de porta-aviões no Oceano Pacífico e no Índico, inclusive realizando actividades numa base em Beirute, no Líbano.

No Havai, onde conheceu a sua futura esposa, actuou ainda como membro de um esquadrão aéreo do USMC. No ano de 1986, foi transferido para uma base na Califórnia, onde actuou como oficial de segurança e instrutor em helicópteros.

Em 1990, concluiu o seu mestrado em Ciência da Computação pela Naval Postgraduate School. Na mesma instituição, tornou-se mestre na operação de sistemas, ainda em 1990. Em Setembro do mesmo ano, foi seleccionado para actuar em Colorado Springs, no Centro de Vigilância Espacial, onde era responsável por desenvolver diferentes softwares. Como militar, Noriega chegou a completar mais de 2 200 horas de voo em diferentes tipos de aeronaves, tanto aviões como helicópteros. Pouco antes da sua selecção como astronauta, chegou a actuar numa base militar americana em Okinawa, no Japão. Ao longo da sua carreira, foi agraciado com várias medalhas, tanto pela Força Aérea como pela NASA.

Carlos Noriega foi seleccionado como astronauta da NASA em Dezembro de 1994, passando a actuar no Centro Espacial Lyndon B. Johnson a partir de 1995. Foi oficialmente declarado como especialista de missão, após um ano de treinos, em Maio de 1996.

Especializou-se em actividades extra-veiculares e sistemas robóticos para voos espaciais. Em 16 de Maio de 1997, subiu ao espaço como tripulante da missão STS-84, realizada pelo ónibus espacial Atlantis, missão esta que transportou, ao todo, sete astronautas, entre eles a russa Yelena Kondakova e o francês Jean-François Clervoy. A nave uniu-se à estação espacial russa Mir e foram realizadas inúmeras experiências em órbita, entre elas uma brasileira sobre a doença de Chagas. A missão abasteceu a estação espacial russa com mais de quatro toneladas de cargas e suprimentos. Nesta missão, Noriega completou 144 voltas em torno da Terra e 9 dias, 5 horas e 20 minutos de permanência no espaço.

Em 2000, Noriega participou na sua segunda missão espacial, como membro da tripulação do voo STS-97. A missão foi realizada pela nave Endeavour, conduzindo cinco astronautas, entre eles o canadiano Marc Garneau.  Ao longo de onze dias, o ónibus espacial manteve-se unido à Estação Espacial, a primeira estação espacial da história. Durante a missão, nos dias 4, 5 e 7 de Dezembro, Noriega realizou três caminhadas espaciais, juntamente com o seu colega Joseph Tanner, completando, ao todo, mais de 19 horas de actividades extra-veiculares, para a instalação de painéis solares na estação espacial.

Após esta missão, Noriega chegou a treinar como reserva para o comando da sexta expedição à ISS e, posteriormente, como membro da missão STS-121, que seria realizada pelo ónibus espacial Discovery, em Julho de 2006. Contudo, ainda em Julho de 2004, Noriega foi substituído por Piers Sellers como membro da tripulação, devido a problemas de saúde que o manteriam impossibilitado de voar temporariamente.

Entretanto, actuou como chefe da Divisão de Engenharia para Sistemas de Exploração da NASA. Em Janeiro de 2005, Noriega retirou-se do corpo de astronautas da NASA, embora tenha continuado a actuar como gerente da Divisão de Projectos Avançados da NASA, como parte do desenvolvimento do extinto programa Constellation. Como astronauta, Noriega completou 20 dias, 1 hora e 18 minutos no espaço.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...