sexta-feira, 16 de outubro de 2020

16 DE OUTUBRO - BARRY CORBIN

EFEMÉRIDE - Leonard Barrie “Barry” Corbin, actor, locutor, narrador, apresentador e cowboy norte-americano, nasceu em Lamesa, no Texas, em 16 de Outubro de 1940.  Está creditado em centenas de filmes, programas de televisão e videogames.

Foi casado duas vezes: com Marie Elyse Soape (1965/1972) e com Susan James Berger (1976/1993), tendo 4 filhos, dois do primeiro casamento e dois do segundo.  

É filho de m juiz e membro democrata do Senado do Estado do Texas em dois mandatos (1949/1957). 

Jogou futebol americano, mas logo se mudou para as artes, incluindo aulas de ballet. Formou-se na Monterey High School, em Lubbock, Texas. Corbin estudou Artes Cénicas na Texas Tech University, também em Lubbock. Aos 21 anos, alistou-se a Marinha dos Estados Unidos, onde esteve dois anos e, depois, voltou para a Universidade, para completar os estudos.

Corbin começou a sua carreira, como actor de peças de Shakespeare, na década de 1960, mas em breve passou a ser visto em papéis de xerife, líder militar, ou alguma outra figura de autoridade, embora - de vez em quando - ele tenha também retratado vilões e assassinos.

De 1979 até 1984, apareceu em vários episódios de “Dallas”. Em 1983, Corbin protagonizou a famosa mini-série de televisão “The Thorn Birds. Em 1983/1984, actuou na série da NBCBoone”.  De 1990 a 1995, retratou o ex-astronauta Maurice Minnifield, na série da CBSNorthern Exposure”, pela qual recebeu uma nomeação para o Emmy Award.

Em 1994, narrou o aclamado documentário da TBSMoonshot”, contando a história da década de 1960 sobre a corrida espacial a partir da primeira pessoa, do ponto de vista do astronauta da Mercury Seven, Deke Slayton.

Entre 1996 e 1997, interpretou o personagem C.D. LeBlanc na série “The Big Easy”, sendo o único, juntamente com Tony Crane, a actuar em todos os episódios nas duas temporadas. Em 2005, teve duas participações no programa Celebrity Poker Showdown”. Em 2007, entrou na série “THE Closer”.

Entre 2003 e2008, interpretou Whitey Durham, o treinador de basquetebol dos Tree Hill Ravens na série da The WB/CWOne Tree Hill”. Teve também um papel no filme vencedor do Oscar de 2008, “Onde os Fracos Não Têm Vez”.

Corbin perdeu a maior parte do seu cabelo na década de 1990 devido à alopecia areata. Desde então, desempenhou vários papéis com a cabeça raspada e com um chapéu de cowboy, ou - ocasionalmente - usando uma peruca.

Corbin é voz habitual na rádio KPLX em Fort Worth, Texas, e também fez publicidade e promoções para a CMT e várias outras estações de rádio dos Estados Unidos.

Muitos dos seus filmes foram westerns, e a proficiência de Corbin nas selas não era só em cena. Ganhou várias competições de equitação, mesmo antes de actuar nos ecrãs. Grande parte do seu tempo livre era passado a montando cavalos e cuidando do gado na sua pequena fazenda perto de Fort Worth. Ele dedicou também muito do seu tempo a obras de caridade.

Em 2006, participou no Centenário de Lubbock, entrando para o Hall da Fama da cidade. Em 2009, foi introduzido no Texas Cowboy Hall of Fame, em Fort Worth. Em Setembro de 2011, recebeu um Lifetime Achievement Award.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...