domingo, 4 de outubro de 2020

4 DE OUTUBRO - JON SECADA

EFEMÉRIDE - Jon Secada, de seu verdadeiro nome Juan Francisco Secada Martinez; cantor e autor-compositor cubano-americano e afro-cubano, nasceu em Havana no dia 4 de Outubro de 1961.

Quando tinha nove anos, a família pediu para deixar Cuba legalmente. Quando saíram, em 1971, rumaram para Miami. Aqui, abriram um café.

Foi na época dos estudos que o seu talento para música começou a despertar. Jon ingressou na Universidade de Miami, onde se iniciou a fazer os vocais para as apresentações de jazz. Nessa época, Emilio Estefan, que já conhecia o trabalho de Jon, convidou-o para ser backing vocal para Gloria Estefan.

Em 1992, conseguiu lançar-se numa carreira a solo e gravar o primeiro álbum, “Jon Secada”. Ele tornou-se um dos maiores artistas contemporâneos da década de 1990, vendendo mais de seis milhões de cópias em todo mundo. Os grandes sucessos foram “Just Another Day”, “Angel” e “Do You Believe in Us”.

A sua versão espanhola para o disco “Otro Dia Mas Sin Verte”, tornou-se o primeiro na parada da Billboard para o mercado latino e também ganhou um Grammy como Melhor Álbum Pop Latino.

O seu segundo trabalho em inglês, “Heart, Soul & a Voice”, não repetiu o sucesso do primeiro, mas vendeu mais de um milhão de cópias. O destaque foi para a canção “Mental Picture”. Novamente, Jon lança uma versão em espanhol: “Si Te Vas”.

No ano seguinte, lançou “Amor”, deixando de lado o mercado norte-americano e europeu. Voltou a ganhar um Grammy. Dois anos depois, foi produzido “Secada”, um verdadeiro fracasso comercial. Jon assina então um contrato com a Epic Records. Entre as suas obrigações contratuais estava a de compor músicas para os cantores Jennifer Lopez e Ricky Martin.

Em 2000, saiu o seu primeiro disco pela nova gravadora, “Better Part of Me”, seguido de “The Gift - The Christmas Album”, e “Amanecer”.

Em 2005, já como artista independente, gravou pela pequena Big3 Studios Miami, o álbum “Same Dream”, que conseguiu expressivas posições em paradas americanas, com as faixas “Window to My Heart”, “Tender Love” e “Free”.

Regravou ainda canções compostos por ele, mas que tinham tido sucesso com outros artistas, como “Coming Out of the Dark” e “She’s All I Ever Had”. Em 2009, Secada lançou o álbum “Expressions”, com canções clássicas em versão jazz. No ano seguinte, lançou através da gravadora Som Livre o álbum “Stage Rio”, o seu primeiro trabalho em DVD e ao vivo, gravado no Rio de Janeiro.

Actualmente, Jon Secada prepara-se para o lançamento de mais um álbum que mesclará músicas inéditas com novas leituras, além de um livro autobiográfico intitulado “A New Day”. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...