sexta-feira, 30 de outubro de 2020

30 DE OUTUBRO - RENATO CANINI

EFEMÉRIDE - Renato Vinícius Canini, ilustrador brasileiro, morreu em Pelotas no dia 30 de Outubro de 2013. Nascera em Paraí, em 22 de Fevereiro de 1936.  Trabalhou em diversas publicações, como “O Pasquim”, “Pancada” e “Crás” da Editora Abril, onde também ilustrou histórias em banda desenhada da Disney. Destacou-se desenhando o personagem Zé Carioca, ao qual atribuiu o seu traço pessoal e uma identidade bem brasileira, distanciando notavelmente este personagem do estilo Disney original.

Nascido em Paraí, na Serra Gaúcha, Canini viveu em Frederico Westphalen até à morte de seu pai, aos dez anos idade, indo morar com uma avó e uma tia em Garibaldi.

Fã de Elvis Presley e de música evangélica e italiana, vivia em Pelotas, Rio Grande do Sul, com a esposa Maria de Lourdes, também desenhadora, que conheceu quando ela desenhava charges para o “Diário de Notícias”, de Porto Alegre. Em Outubro de 2005, foi condecorado pela Câmara de vereadores da cidade, com o título de “Cidadão Pelotense”.

Canini teve o seu primeiro emprego aos 21 anos, na Secretaria de Educação e Cultura do Estado, fazendo ilustrações para a revista infantil “Cacique”. Quando a publicação acabou, Canini ficou a fazer desenhos técnicos de engenharia até completar dez anos como funcionário público, coisa que o desagradava profundamente. Para compensar, colaborava com charges para o “Correio do Povo”, “TV Piratini” e outras publicações alternativas.

Foi o convite de um pastor (rev. Willian Schisler Filho - Dico), para ilustrar uma revista para crianças (“Bem-Te-Vi”) da Igreja Metodista, que deu oportunidade a Canini para se mudar para São Paulo em 1967.

Depois de dois anos a fazer ilustrações infantis, Canini conseguiu uma oportunidade de trabalhar na Editora Abril. Ali, começou a desenhar e a escrever, colaborando na a revista “Recreio”, mas logo assumindo a actividade que talvez mais tenha marcado a sua carreira, ilustrar as histórias do Zé Carioca.

No início dos anos 1970, as histórias do Zé Carioca resumiam-se a edições antigas, do início da existência do personagem, nas décadas de 1940 e 1950, ou adaptações para o universo do Zé Carioca de histórias de outros personagens como Mickey ou Pato Donald.

Aproveitando o impulso dado pela estruturação da Editora Abril, com um estúdio para a criação de histórias Disney próprias e pelo interesse em manter o título Zé Carioca nas bancas, Canini - que havia voltado para Porto Alegre - começou a desenvolver histórias para o personagem, dando-lhe uma continuidade que jamais teria se não tivesse havido esta iniciativa.

Canini modificou os trajes, trocando o paletó e a gravata borboleta do personagem por uma camiseta e, ao lado de outros profissionais da casa, ajudou a trazer a ambientação da história para um contexto de maior brasilidade, com os morros, o campinho de futebol e a feijoada. Mas era o traço de Canini, simples, solto, económico e com forte personalidade, que mais afastava as suas criações do padrão Disney. Para muitos, porém, esta foi a caracterização mais marcante do personagem Zé Carioca.  

Nesta época, a Disney não creditava os profissionais envolvidos na criação das histórias. Para contornar isso, Canini usava alguns artifícios, fazendo aparecer um “Sabão Canini” ou uma “Lotaria Canini”, sempre desenhados subtilmente no fundo de uma BD.

Canini, desenhou Zé Carioca durante cerca de cinco anos, criando para o personagem, cerca de 135 histórias, algumas também escritas por ele próprio, até os editores dizerem que o seu desenho estava a distanciar-se demais do estilo Disney, acancelarem a produção.

Canini também criou um considerável repertório de personagens próprios. Dr. Fraud era um psiquiatra, ou psicólogo, que circulou durante cerca de três edições da revista “Patota”, da Editora Artenova. Em 1991, foi relançado em um álbum pela editora Sagra-DC Luzatto.

De uma proposta da Editora Abril para fazer uma revista em banda desenhada totalmente brasileira, a “Revista Crás!”, surgiu Kaktus Kid, uma paródia aos velhos cowboys do faroeste. Inspirado no visual de Kirk Douglas, Kaktus Kid era o dono de uma funerária em busca de clientes. A revista teve apenas uma tiragem de seis edições, entre 1974 e 1975.

Em 1978, Canini criou para o Projecto Tiras, também da Abril, o indiozinho Tibica.

No início dos anos 1960, Canini reuniu-se com outros desenhadores na CETPA (Cooperativa Editora de Trabalho de Porto Alegre), uma ideia do desenhador carioca José Geraldo Barreto Dias. Canini participava com o personagem Zé Candango, que chegou a sair no “Jornal do Brasil” e no “Zero Hora”, de Porto Alegre. A cooperativa durou cerca de dois anos, mas não conseguiu manter-se diante da turbulência geral causada pela renúncia de Jânio Quadros.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...