terça-feira, 20 de outubro de 2020

20 DE OUTUBRO - GIOVANNI BATTISTA PIRELLI

EFEMÉRIDE - Giovanni Battista Pirelli, engenheiro, industrial e político italiano, morreu em Milão no dia 20 de Outubro de 1932. Nascera em Varenna, na Lombardia, em 27 de Dezembro de 1848.

Foi o fundador da fábrica Pirelli que, inicialmente, produzia borracha. Em 1884, a fábrica começou a produzir cabos eléctricos, sendo a pioneira neste segmento, e - a partir de 1899 - a Pirelli foi uma das primeiras no fabrico de pneus para automóveis.

Giovanni tinha sete irmãos e fez os seus estudos de Engenharia na Escola Politécnica de Milão, sendo diplomado em Setembro de 1870 e tendo ganho uma bolsa de estudos. Esta bolsa permitiu-lhe fazer uma viagem de estudos na Europa e de se familiarizar com as novas indústrias dos países vizinhos.

De regresso em 1872, procurou sócios para investir na indústria, tendo conseguido convencer um grupo de bancos milaneses a financiar a sua sociedade   G.B. Pirelli & Co., embrião da futura sociedade Pirelli. 

Em Abril de 1909, o rei Vítor Emmanuel III de Itália nomeou-o senador vitalício e, em 1919, assumiu o cargo de presidente da Confederação Geral da Indústria Italiana. Quando da sua investidura no Parlamento, Pirelli declarou: «Nasci numa casa modesta, onde as únicas divisas eram a rectidão e o zelo».

Os seus filhos e netos prosseguiram o desenvolvimento do seu império industrial.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...