segunda-feira, 19 de outubro de 2020

19 DE OUTUBRO - JOHN LITHUGOW

EFEMÉRIDE - John Arthur Lithgow, actor, produtor e músico norte-americano, nasceu em Rochester no dia 19 de Outubro de 1945.

A mãe era uma actriz aposentada e o pai um produtor e director teatral que dirigia o McCarter Theatre em Princeton, New Jersey. Devido ao trabalho do pai, a família mudou-se frequentemente durante a sua infância.

Lithgow ingressou na Universidade de Harvard, onde se formou em 1967. Após a formatura, ganhou uma bolsa integral para estudar em Londres, na Academia de Música e Arte Dramática.

Um dos seus papéis mais conhecidos é o do reverendo Shaw Moore, no filme “Footloose” de 1984. Foi nomeado para o Oscar por um papel de transexual, que desempenhou no filme “The World According to Garp”.

Fez parte do elenco da série televisiva norte-americana “Third Rock from the Sun” e integrou o de “Dexter” durante a quarta temporada, onde fez o papel do assassino Arthur Mitchel, também conhecido por Trinity Killer. Por esse papel, ganhou, em 2010, o Globo de Ouro de Melhor Actor coadjuvante em televisão e o Emmy do Primetime de Melhor Actor convidado numa série dramática.

Também participou em alguns episódios da sexta temporada da série televisiva “How I Met Your Mother e” nos filmes “Santa Claus” e “Risco Total”.

Em 2016, foi recompensado com um Emmy Award pela sua interpretação de Winston Churchill, na série “The Crown”. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...