segunda-feira, 12 de outubro de 2020

12 DE OUTUBRO - TOM MIX

EFEMÉRIDE - Tom Mix, de seu verdadeiro nome Thomas Hezikiah Mix, actor, cenarista, realizador e produtor norte-americano, um dos primeiros grandes ídolos do cinema, morreu em Florence (Arizona) no dia 12 de Outubro de 1940.  Nascera na Pensilvânia em 6 de Janeiro de 1880. Teve grande sucesso na era do cinema mudo, actuando preferencialmente em filmes western.

Tom Mix introduziu o espectáculo no western, levando para a vida real o cowboy que interpretava nos ecrãs.

Era filho de um serralheiro e, na adolescência, teve certo destaque no futebol americano, mas não chegou a ser, como muitos acreditam, um craque da Academia Militar de Virgínia, pois nem esteve lá.

Aos 17 anos, ganhou uma prova de ciclismo em Hartford. Em 1898, com a declaração da guerra à Espanha, alistou-se no exército, ocultando a sua verdadeira idade, e incorporou-se na Bateria do 4º Regimento da Artilharia, que protegia os depósitos de pólvora, no rio Delaware, chegando ao posto de sargento e participando na evacuação do Forte Monroe. Não foi para Cuba, nem levou um tiro, nem partiu para as Filipinas ou lutou na Revolução Mexicana, como dizem as lendas a seu respeito.

Tom Mix realistou-se, posteriormente, na tentativa de lutar na Guerra dos Boers, mas não chegou a partir, nem para a África do Sul, nem para a China, como consta em algumas biografias. Casou, nessa época, com Grace I. Allin, a primeira das suas cinco esposas, e desertou do seu posto em Fort Hancock, indo para o Oeste.

Em Oklahoma, tentou ser músico, como tocador de tambor na Banda da Cavalaria; depois, foi xerife, sem quaisquer feitos heróicos. Aos 25 anos, ingressou no “Miller Brother’s 101 Real Wild West Ranch”, o mais famoso espectáculo do Oeste, aprendendo assim a vida de cowboy, tornando-se campeão de rodeos. Casou-se, então, com Kitty Jewell Perrine, sua segunda esposa.

Em 1909, casou-se pela terceira vez, com Olive Stockes, e ambos trabalharam no “Widerman Wild West Show”, em Amarillo, no Texas. Tiveram uma filha, Ruth, também actriz. Posteriormente, ambos se uniram ao “Will A. Dickey’s Circle D Ranch Wild West Show and Indian Congress”, que oferecia cowboys para os filmes de western da Selig Poliscope Company.

Mix apareceu pela primeira vez no semi/documentário curto “Ranch Life in the Great Southwest”, sobre a vida dos cowboys de rodeio. Os filmes em que Mix actuou eram de filmagem rápida (três a quatro dias), com enredos simples.

Em 1917, Tom Mix começou a trabalhar para a William Fox e logo fez um enorme sucesso. Casou-se então pela quarta vez, com Victoria Forde, que actuou com ele em vários filmes, e teve outra filha. Passou a morar numa mansão de Beverly Hills e com um passado fictício, reforçava a sua imagem lendária de cowboy.

Tom teve vários cavalos: Tony, Old Blue, Argie, Satan, Tony Jr. e Tony II. Introduzia nos seus filmes cenas arriscadas, com aviões e carros de corrida, sem se importar com a verossimilhança, e criava um personagem portentoso, idealizado.

Após terminar o contrato com a Fox, foi para a FBO, companhia dirigida por Joseph P. Kennedy, pai do futuro presidente John F. Kennedy, fazendo ali cinco filmes. Casou-se, então, com a quinta esposa, a trapezista Mabel Hubbel Ward, e passou a fazer tournées com o Sells-Floto Circus.

Em 1932, voltou aos ecrãs, pela Universal, mas deixou o cinema quando se lesionou ao cair com o cavalo Tony Jr., numa cena de “Mascarado Magnânimo”, em 1933.

Em 1935, porém, Tom Mix voltou a actuar, numa série de 15 capítulos, “O Cavaleiro Alado”, onde interpretava um Texas Ranger. Foi dobrado, em várias cenas, por Cliff Lyons, pois a idade e os ferimentos eram um empecilho.

Em 12 de Outubro de 1940, Tom Mix conduzia o seu carro, vestido de cowboy, e na parte traseira transportava duas arcas de metal. Perto de Florence, no Arizona, apercebeu-se de um grupo de operários a trabalhar e, quando tentou desviar-se, capotou, e uma das arcas atingiu-o na nuca, fracturando-lhe o pescoço. Morte imediata.

Durante a sua carreira, Tom Mix entrou em mais de 300 filmes. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...