segunda-feira, 5 de outubro de 2020

5 DE OUTUBRO - MAURICIO PELLEGRINO

EFEMÉRIDE - Mauricio Andrés Pellegrino, ex-futebolista internacional e actual treinador argentino, nasceu em Leones no dia 5 de Outubro de 1971.  Como jogador, actuava no lugar de defesa-central.

Depois de oito temporadas a jogar no CA Vélez Sarsfiel, transferiu-se em 1998 para o FC Barcelona treinado por Louis Van Gaal. Na época seguinte, foi contratado pelo Valencia CF, onde jogou até 2005.

Pellegrino integrou a Selecção Argentina na Copa América de 1997. Em 2005, tornou-se o primeiro argentino a jogar no Liverpool FC.

Em Maio de 2012, foi nomeado treinador do Valencia e iniciou as suas funções em Julho. Foi demitido após a 14ª jornada da Liga Espanhola, depois de uma derrota «humilhante» por 2-5, em Mestalla, frente ao Real Sociedad F.

Em Abril de 2013, foi contratado pelo C Estudiantes de La Plata, da Argentina. Em 2016, foi nomeado treinador do Deportivo Alavés, que acabava de ser promovido à 1ª Divisão espanhola. Levou o clube à final da Copa de Espanha, perdida frente ao Barcelona. Alguns dias depois, anuncia a sua saída do clube.   

Em Junho de 2017, passou a comandar a equipa do Southampton FC, onde ficou até Março de 2018.  Em Junho, já estava a treinar o CD Leganés. Depois de uma boa época 2018/2019, foi dispensado em Outubro, quando a equipa ocupava o último lugar do campeonato, apenas com dois pontos em nove jornadas.

Treina actualmente o   Vélez Sarsfiel da Argentina, clube onde iniciou a sua carreira futebolística. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...