sábado, 3 de outubro de 2020

3 DE OUTUBRO - BENJAMIN ORR

EFEMÉRIDE - Benjamin Orr, músico, cantor e compositor norte-americano, morreu em Atlanta no dia 3 de Outubro de 2000.   Nascera em Lakewood, em 8 de Setembro de 1947. Foi baixista e vocalista da banda de rock The Cars, que fez sucesso no final da década de 1970 e, principalmente, na década seguinte.

Com ascendência polaca, russa, checa e alemã, Benjamin recebeu influência musical de seus pais, que eram músicos, e ambos o incentivaram a ter aulas de piano, bateria, baixo e guitarra. Abandonou os estudos secundários para formar a sua primeira banda, The Grasshoppers (Os Gafanhotos, em português), que teve razoável êxito, mas que se separou pouco tempo depois, após dois dos seus integrantes terem sido chamados para integrar o exército norte-americano. Ele juntou-se a outro grupo musical, o Mixed Emotions. Orr passou também um ano e meio no exército, mas ficou livre em seguida. Chegou a formar outra banda, os Milkwood, que lançou apenas um disco, “How’s the Weather?”, em 1973.

Em 1976, numa festa na cidade de Columbus, conheceu Ric Ocasek, com o qual formou o grupo de rock The Cars e ambos se mudaram imediatamente para a cidade de Chicago. Foi durante este período, que Benjamin encurtou o seu apelido de nascimento (Orzechowski) para Orr.

Começou por tocar baixo no grupo The Cars, onde assinou também hits como “Just What I Need It”, “It’s Not The Night” e “All Mixed Up”. O maior sucesso do grupo foi “Drive”, composta por Ric Ocasek e que, no Brasil, fez parte da banda sonora internacional da novela “Livre Para Voar”, de 1984. Em 1986, paralelamente à função de baixista dos The Cars, Orr lançou o seu único disco a solo, “The Lace”, cuja música principal foi um dos seus maiores sucessos, “Stay The Night”. Outra faixa de destaque do álbum foi “Too Hot To Stop”.

Em 1988, o grupo The Cars separou-se, mas Orr seguiu a sua trajectória, desta vez oficialmente, em carreira solo. Entre 1988 e 1990, chegou a gravar faixas de uma eventual segunda edição de “The Lace”, em parceria com o guitarrista John Kalishes, mas que não saiu do papel. Orr reuniu-se com os seus ex-companheiros de The Cars, apenas para uma entrevista concedida em Atlanta, que foi incluída no DVD “The Cars Live”.

Depois da separação, Benjamin continuou a sua carreira musical e, a partir de 1998, formou mesmo três grupos musicais.

Em Abril de 2000, Benjamin Orr descobriu que tinha cancro no pâncreas, causando sucessivas internações e problemas de saúde. Mesmo assim, continuava a apresentar-se em festivais de música.

A sua última aparição pública foi em 27 de Setembro de 2000, num concerto do Big People em Anchorage, no Alasca. Morreu seis dias depois.

Em sua homenagem, Ric Ocasek compôs e interpretou “Silver”, música escolhida em forma de tributo ao músico e que foi incluída em “Nexterday”, álbum-solo lançado por Ocasek em 2005.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...