domingo, 25 de outubro de 2020

25 DE OUTUBRO - RICHARD HARRIS

EFEMÉRIDE - Richard St. John Harris, actor, director teatral, cantor, compositor e escritor irlandês, morreu em Londres no dia 25 de Outubro de 2002. Nascera em Limerick, em 1 de Outubro de 1930.  Tornou-se popular entre o público adolescente, ao interpretar o papel de professor Alvo Dumbledore em “Harry Potter e a Pedra Filosofal” e a sua continuação, “Harry Potter e a Câmara Secreta”.

Antes disso, tivera actuações marcantes em filmes como “Um Homem Chamado Cavalo”, “Terra da Discórdia”, “Camelot”, “Cromwell”, “Os Imperdoáveis” e “Gladiador”.

Nascido no sul da Irlanda, Richard teve tuberculose na adolescência, algo que os amigos dizem ter contribuído para o seu estilo introspectivo de actuar. Ainda estudante, iniciou a sua carreira artística, como director teatral. A sua estreia no cinema, no entanto, só aconteceu em 1958, quando fez uma pequena participação na comédia “Alive and Kicking”, em Londres. Depois, voltou à Irlanda e estrelou “Shake Hands With Devil”.

A partir da década de 1960, Harris despontou como actor de cinema, chamando a atenção em “Os Canhões de Navarone” e “O Grande Motim” (ambos de 1961). Em 1963, o trabalho de Harris foi reconhecido internacionalmente e venceu o prémio de Melhor Actor em Cannes, com “This Sporting Life”, além de conseguir a sua primeira nomeação para o Oscar. Em seguida, actuou em “Deserto Vermelho” (1964), “Juramento de Vingança” (1965), interpretou Caim em “A Bíblia” e o rei Arthur em “Camelot”. Venceu o prémio de Melhor Actor nos Globos de Ouro.

Em 1970, com o faroeste “Um Homem Chamado Cavalo”, teve mais um sucesso, que gerou duas continuações (“O Retorno do Homem Chamado Cavalo”, 1976, e “Triunfos de Um Homem Chamado Cavalo”, 1983), mas nenhuma obteve a mesma apreciação do original, pelo público. Foi também, nos anos 1970, que Harris se estreou atrás das câmaras, co-escrevendo o guião de “The Lady in the Car With Glasses and a Gun”, além de dirigir e actuar em “The Hero”.

As décadas de 1970 e 1980 não foram muito boas para a carreira de Harris. Participou em produções pouco elogiadas, como “A Travessia de Cassandra”, “Orca, a Baleia Assassina” (ambas em1977), “Selvagens Cães de Guerra” (1978) e “Tarzan, O Filho das Selvas” (1981), entre outras. O seu regresso ao estrelato deu-se somente em 1990, quando foi nomeado novamente para o Oscar por “Terra da Discórdia”. Antes de aceitar o papel do professor Dumbledore nos filmes de Harry Potter, Harris ainda estrelou “Jogos Patrióticos”, “Os Imperdoáveis” (ambos em 1992), “Recordações” (1993), “O Espírito do Silêncio” (1994), “Gladiador” (2000), “Apocalipse” (2000) e, por último, “O Conde de Monte Cristo”, em 2002, lançado logo após “Harry Potter e a Câmara Secreta”.”

Richard Harris publicou também vários álbuns de canções, nos anos 1960 e 1970.

Faleceu aos 72 anos, após uma internação para tratamento de um cancro linfático. Era casado com a actriz Elizabeth Rees-Williams, com quem teve três filhos (um realizador e dois actores).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...