domingo, 10 de outubro de 2021

10 DE OUTUBRO - PAULO MORGADO

EFEMÉRIDE - Paulo José Ferreira Morgado1, dirigente de empresa e escritor português, nasceu em Leiria no dia 10 de Outubro de 1963. Vive em Madrid desde 2014, ano em que assumiu a gestão da subsidiária espanhola do Grupo Capgemini. Actualmente, é vice-presidente executivo do grupo.

Nascido n uma família de pecuaristas e produtores de rações para animais, no início dos anos 1980 mudou-se para Lisboa, onde concluiu a sua licenciatura em Gestão de Empresas na Universidade Católica. É também licenciado em Direito, pela Universidade Lusíada e obteve o título de Mestre em Finanças pela Universidade Católica de Louvain (Bélgica).

Iniciou o seu percurso profissional como consultor de estratégia, na Roland Berger, tendo de seguida trabalhado no departamento de Finanças Corporativas do Banco Finantia. Em 1995, aos 32 anos, assumiu o cargo de CEO na Vidago, Melgaço & Pedras Salgadas, empresa portuguesa cotada em bolsa.

Ingressou na Capgemini Portugal em 2001, como vice-presidente da Capgemini Consulting. Em Dezembro de 2003, foi nomeado CEO da Capgemini Portugal. Em Julho de 2014, tornou-se o CEO da Capgemini Espanha, cargo que exerceu até Março de 2018. Desde Abril de 2018, é o vice-presidente Executivo do Grupo Capgemini.

Paralelamente às suas actividades profissionais, obteve o grau de Mestre em Filosofia da Linguagem, na Universidade Católica, com a classificação máxima, em 2011. Em 2017, obteve o título de Doutor em Gestão Empresarial, na Nottingham Trent University, no Reino Unido.

Paulo Morgado é igualmente escritor, abordando uma grande variedade de temas - desde negociação, gestão e estratégia até prevenção da criminalidade financeira e lógica da linguagem -, tendo já publicado oito livros.

Em Julho de 2016, criou o blog “Encuentros de Alta Dirección”, no qual resume e comenta temas relacionados com a gestão empresarial e questões estratégicas, na perspectiva da alta direcção.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...