sexta-feira, 8 de outubro de 2021

8 DE OUTUBRO - SIGOURNEY WEAVER

EFEMÉRIDE - Sigourney Weaver, actriz norte-americana, nasceu em Susan Alexandra Weaver, Nova Iorque, no dia 8 de Outubro de 1949.

Entre outros papéis, é famosa por interpretar a Tenente Ripley, protagonista do filme de terror e ficção científica “Alien” e das suas continuações; Dana Barrett em “Os Caça-Fantasmas” e “Os Caça Fantasmas 2”; e a Dra. Grace Augustine em “Avatar”.

É filha de Sylvester “Pat” L. Weaver (falecido em 2002), produtor de televisão (NBC) e da actriz inglesa Elizabeth Inglis (falecida em 2007). Aos catorze anos (em 1963), começou a usar o nome Sigourney Weaver, tomando-o de um dos personagens do romance “O Grande Gatsby”, de F. Scott Fitzgerald.

Em 1967, ao concluir os seus estudos, vivendo algum tempo num kibutz, em Israel. Casou em 1984, com o director de teatro Jim Simpson, e juntos têm uma filha, Charlotte Simpson, nascida em 13 de Abril de 1990.

Estudou Arte Dramática na Universidade de Yale, sendo colega de Meryl Streep. Curiosamente, enquanto Meryl se destacava e, ainda como estudante, actuava em várias produções teatrais, Sigourney não chamava a atenção de colegas e professores.

Somente depois de formada e já morando novamente em Nova Iorque, começou a trabalhar como actriz teatral. Numa das peças, contracenou com o já consagrado actor inglês John Gielgud, que a animou a seguir na carreira. A sua primeira participação no cinema foi numa ponta, com poucos segundos de aparição, no filme “Annie Hall” de Woody Allen.

O seu maior sucesso foi na série de filmes “Alien”, no papel do tenente Ellen Ripley. Em entrevistas, confessou que não gostava muito desses filmes porque tinha que contracenar com o monstruoso alienígena e que a sua única motivação era o cachet milionário.

Mostrou o seu talento para a comédia em “Working Girl”, onde interpreta a despótica chefe da secretária vivida por Melanie Griffith, que tenta se aproximar do galã Harrison Ford.

Sigourney tem participado em muitas outras comédias, tais como “Ghostbusters”de 1984 e “Ghosbusters II” de 1989, “Dave” de 1993, “Galaxy Quest” de 1999, “Company Man” de 2000, “Heartbreakers” de 2001, e “Baby Mama” de 2008.

Um papel marcante na sua carreira foi o de Dian Fossey no filme “Gorillas in the Mist” de 1988, pelo qual recebeu uma nomeação para o Oscar. O filme, dirigido por Michael Apted, relatava o trabalho incansável de Fossey para a pesquisa e preservação da população de gorilas da montanha no continente africano. A zoóloga foi brutalmente assassinada em 26 de Dezembro de 1985, em circunstâncias até hoje não esclarecidas.

Ambientalista militante, em 2005, Weaver regressou a Ruanda para filmar “Gorillas Revisited, um documentário produzido pela BBC que celebrou o vigésimo aniversário da rodagem do filme, em 1988 e o trabalho de preservação desenvolvido pelo Dian Fossey Gorilla Fund International, do qual a actriz é membro honorário.

Outros papéis dramáticos têm marcado a carreira cinematográfica de Sigourney Weaver. Em “Death and the Maiden”, de 1994, dirigido por Roman Polanski, Sigourney interpreta uma mulher que encontra casualmente um estranho homem que pensa ser quem a torturou anos antes.

Outro filme dramático é “Copycat” (1995), no qual Weaver personifica uma psicóloga clínica, que sofre de agorafobia e ajuda dois oficiais da polícia na captura de um assassino em série.

Foi a estrela em diversos filmes, como “The Ice Storm” (1995), “A Map of the World” (1997), “The Guys” (2002), sobre as memórias do atentado terrorista de 11 de Setembro nos Estados Unidos; “Imaginary Heroes” (2003)” “The Snow Cake” (2004), em que interpreta uma autista; e, mais recentemente, “Prayers for Bobby” (2008), baseado em acontecimentos verídicos.  

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...