sexta-feira, 22 de outubro de 2021

22 DE OUTUBRO - JEFF GOLDBLUM

EFEMÉRIDE - Jeffrey Lynn “Jeff Goldblum, actor norte-americano, nasceu em West Homestead no dia 22 de Outubro de 1952.

Goldblum nasceu e foi criado num subúrbio de Pittsburgh. A mãe era uma locutora de rádio que, mais tarde, administrava uma empresa de equipamentos de cozinha e electrodomésticos. O pai era um médico judeu.

Mudou-se para a cidade de Nova Iorque aos dezassete anos, para se tornar actor. Trabalhou em teatro e estudou Representação no renomado Neighborhood Playhouse, sob a direcção de Sanford Meisner, fazendo a sua estreia na Broadway na produção de “The Two Gentlemen of Verona”. Ele é também cantor e pianista de jazz e declarou que, se não fosse actor, dedicaria a sua vida à música.

Jeff foi protagonista de filmes como “A Mosca” (o seu desempenho mais aclamado) e “The Tall Guy”. Os seus importantes personagens secundários incluem “Invasores de Corpos” (1978), “O Reencontro” (1983), “Jurassic Park” (1993) e “Independence Day” (1996). Ele também participou em “As Aventuras de Buckaroo Banzai”.

Goldblum emprestou a sua voz à maioria das campanhas publicitárias da Apple nos EUA, incluindo a do iBook. Também emprestou a sua voz às campanhas da Toyota americana.

Jeff ensina Interpretação na Playhouse West em North Hollywood, com Robert Carnegie. Foi com diversos actores dessa companhia que ele improvisou e dirigiu o filme de curta-metragem “Little Surprises”, que foi nomeado para os Oscars em 1996. Actualmente, Jeff integra o elenco regular da série policial “Law & Order: Criminal Intent” protagonizando o excêntrico detective Zach Nichols.

Foi casado duas vezes, primeiramente com Patricia Gaul, de 1980 a 1986. Depois, casou-se com Geena Davis em Novembro de 1987, depois de a conhecer durante as filmagens de “A Mosca”, e separou-se em Outubro de 1990. Em 1993, iniciou um relacionamento com Laura Dern, sua companheira em “Jurassic Park”, e separaram-se em 1997. Ele revelou ter bom relacionamento com as últimas duas actrizes e, sobre Geena, ele diz que «ela é uma pessoa e actriz maravilhosa».

Mais recentemente, esteve noivo de Catherine Wreford, uma dançarina canadiana mais conhecida nos palcos do teatro, e com ela estrelou o filme “Pittsburgh”, um documentário com pitadas de ficção. No entanto, Jeff e Catherine já não estão juntos. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...