sábado, 9 de outubro de 2021

9 DE OUTUBRO - ARMINDO MAGALHÃES

EFEMÉRIDE - Armindo Magalhães, escritor português, residente no Porto, nasceu em Fornelos, Fafe, no dia 9 de Outubro de 1966.

Professor universitário, juntamente com José Saramago (Prémio Nobel de Literatura, 1998), Luiz Francisco Rebello, Manuel da Fonseca e Urbano Tavares Rodrigues, foi - em 1992 - um dos fundadores da Frente Nacional para a Defesa da Cultura (FNDC). Natália Correia definiu-o como «o escritor da possessão do sentimento».

Foi eleito presidente da Associação de Jovens Escritores de Portugal (AJEP) de 1990 a 1994.

Costuma definir-se como um escritor de emoções. Escrever é a sua segunda respiração.

A convite de universidades americanas, europeias, asiáticas e australianas, tem difundido a língua e cultura portuguesas. A viagem que mais o marcou (e fascinou) foi, em 1992, quando visitou a Austrália e durante a qual foi recebido, para além dos responsáveis governamentais australianos, pelas comunidades portuguesa e timorense.

Propôs, em 1992, junto de Mário Soares e Cavaco Silva, respectivamente presidente da República e primeiro-ministro de Portugal, a criação do Departamento de Língua e Cultura Portuguesas na Northern Territory University, em Darwin (Austrália).

Os seus livros, ou excertos deles, estão traduzidos em inglês, alemão, espanhol, francês e grego. Está referenciado nos mais importantes sítios e publicações sobre a língua e a literatura portuguesas (por ex., na “Revista Colóquio Letras”, da Fundação Calouste Gulbenkian).

Foi colaborador de diversos jornais e revistas, entre os quais: “Jornal de Letras”, “Artes e Ideias”, “Convergência Lusíada” (Real Gabinete Português de Leitura), “North Perspective” (North Territory University, Darwin, Austrália). “Letras & Letras” e “O Escritor”.

É membro de diversas instituições e associações nacionais e internacionais, entre as quais, a Associação Portuguesa de Escritores (APE), a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) e a Associação Internacional de Lusitanistas (AIL).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...