sábado, 30 de outubro de 2021

30 DE OUTUBRO - ILDA FIGUEIREDO

EFEMÉRIDE - Maria Ilda da Costa Figueiredo, economista, professora, escritora e política portuguesa, nasceu em Oliveira do Bairro, Troviscal, no dia 30 de Outubro de 1948.

Ilda Figueiredo passou a infância e a juventude em Troviscal, até se mudar, na adolescência, para a cidade de Chaves, com a sua família. Aí viveu até ir para Aveiro e, depois, se casar, aos 19 anos, altura em que foi para Vila Nova de Gaia.

Habilitada com o Curso do Magistério Primário, foi professora do ensino primário, até que - depois de completar a sua licenciatura em Economia, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto - tornou-se professora do ensino secundário, função que desempenhou até à sua profissionalização como técnica superior sindical, no Sindicato Têxtil do Porto, e já na década de 1970. Mais tarde, viria a integrar a USP/CGTP-IN.

Enquanto professora, leccionou na Escola Comercial Oliveira Martins, onde pertenceu à Direcção, e na Escola Secundária Almeida Garrett. Décadas mais tarde, também viria a leccionar no ensino superior particular, no Instituto Superior Jean Piaget, no campus de Vila Nova de Gaia.

Em Aveiro, Ilda Figueiredo tornou-se membro da Juventude Operária Católica e, mais tarde, já estabelecida no Porto, filiou-se no Partido Comunista Português, imediatamente após o 25 de Abril de 1974. Em 1979, estreava-se como deputada à Assembleia da República, eleita pelo PCP, pelo círculo do Porto, sendo reeleita noutras legislaturas, até deixar o último mandato, em 1991.

Paralelamente, Ilda Figueiredo desempenhou o cargo de vereadora na Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, entre 1983 e 1990, sendo responsável do pelouro do Ambiente e Jardins. Em 1994, voltou a desempenhar funções autárquicas, desta feita na Câmara Municipal do Porto, sendo reeleita em 1997. No primeiro mandato ficou, durante algum tempo, com o pelouro da Saúde e Sanidade e pertenceu ao Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento. No segundo mandato, na sequência de um desentendimento com o presidente da câmara, o socialista Fernando Gomes, não teve nenhum pelouro atribuído.

Em 1999, Ilda Figueiredo foi eleita pelas listas do PCP para o Parlamento Europeu, onde pertenceu ao grupo da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde, de que chegaria a ser vice-presidente, sendo reeleita em 2004 e em 2009, sempre como cabeça de lista da CDU nas três candidaturas. Aí desempenhou diversos cargos e foi membro de várias Comissões e Delegações do PE. Nesse último ano, conseguiu 379 787 votos (10,6%). Acabou por renunciar ao mandato de eurodeputada em 2012. Entretanto, Ilda Figueiredo acumulou o cargo de deputada no Parlamento Europeu com cargos autárquicos em Vila Nova de Gaia. Entre 2001 e 2004, foi deputada municipal e membro da Assembleia Metropolitana do Porto. Entre o final de 2004 e 2008, foi novamente vereadora na Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, sem pelouros atribuídos.

Em 2013, foi candidata à Câmara Municipal de Viana do Castelo e, em 2017. à Câmara Municipal do Porto, sempre pela CDU. Nas duas autarquias foi eleita vereadora.

Ilda Figueiredo é presidente da direcção nacional do Conselho Português para a Paz e Cooperação, desde 2011. Tem desempenhado diversas actividades de dinamização cultural, de que são exemplo as Tertúlias sobre Cultura em Viana do Castelo e a moderação de Tertúlias culturais de Agostinho Santos, em Vila Nova de Gaia.

Ilda Figueiredo é colaboradora regular em diversos órgãos de comunicação social e escreveu “Educar para a Cidadania” (1999) e “No Mar Não Há Árvores” (2003), com reflexões sobre Portugal e o mundo no pós-11 de Setembro. Tem diversos livros de poesia publicados e também textos sobre economia e integração europeia.

Foi galardoada como comendadora da Ordem do Mérito de Itália (18 de Julho de 1990). Recebeu a Medalha de Mérito, classe Ouro, do município de Vila Nova de Gaia.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...