terça-feira, 19 de outubro de 2021

19 DE OUTUBRO - DIOGO PIÇARRA

EFEMÉRIDE - Diogo Miguel Ramires Piçarra, cantor e músico português, nasceu em Faro no dia 19 de Outubro de 1990. Venceu a edição de 2012 do talent showÍdolos”.

Diogo concorrera já no programa da SICÍdolos”, em 2009, e na “Operação Triunfo”, em 2010, sem resultados muito significativos.

Desde cedo começara a sua paixão pela música e, com 17 anos, criou a banda Fora da Bóia, que actuou até 2011. A banda durou assim 4 anos e obteve sucesso na região do Algarve. Diogo teve de deixar a banda para prosseguir a sua licenciatura, que terminou numa universidade na República Checa.

Em 2012, venceu a 5ª edição do concurso “Ídolos”. Como prémio, ganhou um automóvel, uma bolsa de estudo na London Music School e a gravação de um álbum para a editora Universal.

Em 2015, lançou o seu álbum de estreia, “Espelho”, produzido por Fred Ferreira, responsável por trabalhos de bandas como Orelha Negra, Buraka Som Sistema e Banda do Mar.  Foi convidado musical do primeiro episódio da telenovela “Poderosas”, da SIC, emitido em Maio de 2015. Ainda em 2015, protagonizou a campanha comercial de regresso às aulas dos hipermercados Continente, com “Café Curto”, um tema de “Espelho”.

Após a vitória de João Couto na 6ª edição do “Ídolos”, o mesmo cantou uma música composta por Diogo Piçarra, com o nome de “Chama Por Mim”.

Em 17 de Fevereiro de 2016, Diogo lançou um livro intitulado “Diogo Piçarra em Pessoa”.

Em Abril de 2017, lançou o seu segundo álbum, que contém colaborações com os vocalistas portugueses Valas e April Ivy. Este seu álbum foi escrito e composto pelo próprio Diogo Piçarra.

Concorreu ao Festival RTP da Canção de 2018, tendo sido classificado para a final, com o tema “Canção do Fim”. Porém, depois de ter sido acusado de plagiar na mesma canção, de uma de 1976 interpretado pelos The Maranatha Singers, “Open Our Eyes” e, mesmo recusando o plágio, Piçarra acabou por anunciar a sua desistência do festival. “Canção do Fim” era tida como a favorita à vitória no Festival RTP da Canção de 2018.

Também em 2018, lançou o seu segundo EP, “Abrigo”, e um álbum ao vivo, “Coliseus - Ao Vivo”, gravado em Outubro de 2017.

Em 2019, trabalhou como produtor no álbum “Despedida” da cantora galega Sabela Ramil. Em Novembro de 2019, lançou o seu terceiro álbum de originais, “South Side Boy”.

Diogo tem um irmão gémeo.  A sua namorada é Melanie Jordão, estudante de maquilhagem e styling. Em 3 de Março de 2020, Melanie teve a primeira filha do casal, chamada Penélope.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...