sexta-feira, 15 de outubro de 2021

15 DE OUTUBRO - DIDIER DESCHAMPS

EFEMÉRIDE - Didier Claude Deschamps, técnico e ex-futebolista francês, nasceu em Baiona no dia 15 de Outubro de 1968. Actualmente, comanda a Selecção Francesa. Com a conquista da Copa do Mundo FIFA de 2018, Deschamps juntou-se a Zagallo e Beckenbauer como os únicos a ganharem a Copa do Mundo como jogadores e como treinadores.

Profissionalizou-se no FC Nantes, em 1985, permanecendo até 1989, não conquistando títulos, mas destacando-se e transferindo-se para o Olympique de Marseille, onde ficou uma temporada, conquistando o Campeonato Francês.

Em 1991, foi para o FCG Bordeaux. Mais uma vez foi jogador em destaque, mas regressou ao Marseille no ano seguinte, para ser decisivo em mais dois títulos, do Campeonato Francês e o da Liga dos Campeões da UEFA de 1992/1993, título de maior expressão na história do clube.

Foi contratado pelo FC Juventus em 1994, onde conquistou diversos títulos, sagrando-se bicampeão da Super Copa da Itália, tricampeão italiano, campeão europeu, campeão mundial e da Super Copa Europeia. Tornou-se um ídolo da Juve.

Depois do sucesso em Itália, Didier foi para a Inglaterra para defender o Chelsea FC, onde foi vencedor da Copa da Inglaterra.

Terminou a carreira no clube espanhol Valencia CF, em 2001.

Em 1989, foi convocado pela primeira vez para a Selecção Francesa. Foi campeão da Copa do Mundo FIFA de 1998, sendo o capitão da equipa, e ainda campeão da Euro Copa em 2000. Disputou 103 partidas e marcou 4 golos pela Selecção.

Como técnico, foi vice-campeão europeu de clubes, em 2004, pelo AS Mónaco FC.

Em 2006, assumiu o controle da Juventus após a renúncia de Fabio Capello, por conta do rebaixamento da equipa de Turim. Levou a equipe ao título italiano da Serie B, demitindo-se logo após o feito.

Em 2009, assumiu o comando do clube que o tinha o lançado para o mundo, o Olympique de Marseille, que vivia um jejum de dezoito anos sem títulos nacionais. Com contratações de jogadores como os argentinos Lucho González e Gabriel Heinze, o experiente Fernando Morientes, e ainda nomes como Souleymane Diawara, Fabrice Abriel, Stéphane Mbia, Édouard Cissé, entre outros, Deschamps conseguiu ser campeão da Copa da Liga Francesa e do Campeonato Francês na sua primeira temporada, gravando o seu nome na história do clube, desta vez como treinador. Em Junho de 2012, porém, deixou o comando da equipa após uma temporada irregular.

No dia 8 de Julho 2012, a FFF anunciou que o novo técnico da selecção seria Didier Deschamps, substituindo assim Laurent Blanc.

Em 2016, perdeu a final do Europeu em casa, para Portugal, por 0-1.

Em 2018, conquistou com a Selecção Francesa a Copa do Mundo na Rússia. Já em 2021, ganhou a Liga UEFA das Nações, vencendo a Espanha na final.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...