segunda-feira, 18 de outubro de 2021

18 DE OUTUBRO - PIERRE TRUDEAU

EFEMÉRIDE - Joseph Philippe Pierre Yves Elliott Trudeau, político canadiano que foi primeiro-ministro do Canadá em duas ocasiões diferentes (primeiro de 1968 a 1979 e depois entre 1980 e 1984), nasceu em Montreal no dia 18 de Outubro de 1919. Morreu na mesma cidade em 28 de Setembro de 2000.

Trudeau é considerado uma figura carismática que, entre o fim da década de 1960 até meados da década de 1980, dominou a cena política canadiana. Trudeau governou o país durante quinze anos, mais do que qualquer outro primeiro-ministro com excepção de William Lyon Mackenzie King.

O seu governo foi marcado por avanços sociais e institucionais, com uma política económica voltada para a esquerda. Em 1970, lidou com uma crise interna a respeito da situação da província de Quebec e preservou a unidade nacional, ajudando a forjar, dentro de uma sociedade multicultural, um sentimento pan- canadiano mais forte.

Instituiu várias reformas, como a implementação do bilinguismo oficial no Canadá (com inglês e francês tornando-se juntas as línguas oficiais do país). Também firmou o patriamento da constituição nacional e estabeleceu a Carta Canadiana dos Direitos e das Liberdades.

Foi criticado por ser considerado arrogante e por não lidar tão bem com as questões económicas, além de centralizar o mecanismo de decisões políticas canadianas, em detrimento da soberania do Quebec e da região das pradarias.

A sua popularidade durante o seu governo foi razoável, com o público tendo uma opinião mista e polarizada a respeito de suas conquistas no cargo. Contudo, académicos listam-no como um dos melhores primeiros-ministros da história do país, sendo chamado várias vezes como o «Pai do moderno Canadá».

O seu filho mais velho, Justin Trudeau, que lhe seguiu os passos na carreira política, tornou-se - em 2015 - o 23º primeiro-ministro do Canadá. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...