terça-feira, 5 de outubro de 2021

5 DE OUTUBRO - RUI COSTA

EFEMÉRIDE - Rui Alberto Faria da Costa, ciclista profissional português, nasceu na Póvoa de Varzim, Aguçadoura, em 5 de Outubro de 1986.

Com 11 anos e três meses, entrou para o atletismo onde permaneceu dois anos. Aos 13 e 5 meses de idade, mudou-se para o ciclismo entrando para a equipa de “Guilhabreu”, em Vila do Conde, seguiram-se o “Santa Maria da Feira”. Em 2007, assinou o seu primeiro contrato profissional com o SL Benfica, mudando-se em 2009 para a Caisse d’Epargne. Em 2011, com a mudança de patrocinador, Rui Costa assina novo contrato com o Movistar Team.

Em 2011, ganha na Volta à Comunidade de Madrid, após conseguir terminar por duas vezes em 2º na 1ª e 3ª etapas, venceu a classificação geral com uma diferença de 5 segundos para o 2º classificado. Em 2011, ganhou também a Clássica de Montréal, prova do World Tour. Neste mesmo ano, ganhou a 8ª etapa no Tour de France, onde participava pela terceira vez.

Em 2012, terminou em 3º lugar da classificação geral na Volta à Romandia e venceu a Volta à Suíça, prova na qual vestiu a camisola amarela após vencer isolado a 2ª etapa. Na Volta à França de 2012, teve como principal missão ajudar o seu chefe-de-fila Alejandro Valverde. No entanto, devido a alguns incidentes, incluindo quedas, este viria a terminar apenas em 20º da geral, enquanto Rui Costa terminaria no 18º lugar. No mesmo ano, terminou em 2º do GP Ouest-France, 3º no Clássica do Québec e 8º na Clássica de Montréal (prova que tinha ganho no ano anterior). Terminou a temporada com um 9º lugar na Tour of Beijing, na China.

No dia 29 de Setembro de 2013, Rui Costa venceu o UCI Campeonato Mundial de Estrada sagrando-se campeão mundial, terminando à frente de Joaquin Rodriguez e Alejandro, valverde e alcançando um feito inédito na história do ciclismo português.

Em 22 de Junho de 2014, venceu novamente a Volta à Suíça, tornando-se no primeiro ciclista a vencer esta prova por três vezes consecutivas e subindo para o 3º lugar no Ranking World Tour, o melhor ranking de sempre de um ciclista português na lista elaborada pela UCI.

No Tour 2014, onde pela primeira vez aparecia como “chefe-de-fila”, Rui Costa cedo se viu a braços com uma bronquite, o que o foi impedindo de atingir o seu objectivo de um Top 10 na classificação geral. Quando era 13º, foi obrigado pelo médico a desistir, dado o seu quadro clínico ter evoluído para uma broncopneumonia.

Após um 3º lugar na Volta à Lombardia, Rui Costa subiu ao 4º lugar do Ranking UCI, a melhor classificação de sempre de um ciclista português.

Em 27 de Maio de 2015, foi feito comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...