domingo, 3 de outubro de 2021

3 DE OUTUBRO - VIKTOR SANEYEV

EFEMÉRIDE - Viktor Danilovich Saneyev, atleta georgiano, tricampeão olímpico e recordista mundial do triplo-salto, especialidade que dominou internacionalmente durante os anos 1970, nasceu em Sukhumi no dia 3 de Outubro de 1945.

Nascido na Geórgia, então parte da União Soviética, iniciou-se no atletismo aos onze anos de idade. Saneyev especializou-se no triplo-salto no começo dos anos 1960, disputando com sucesso competições internas na URSS. O seu primeiro ano de glória veio em 1968, quando venceu o campeonato de atletismo do seu país e, em Outubro, na Cidade do México, conquistou a medalha de ouro batendo por suas vezes o recorde mundial e estabelecendo a nova marca de 17m39 para a prova.

Em 1972, após ganhar pela segunda vez a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Munique, ele bateu novamente a sua própria marca, estabelecendo 17m44 como record, que conservaria durante 3 anos até ela ser batida nos Jogos Pan-americanos de 1975 na Cidade do México pelo brasileiro João Carlos de Oliveira, o “João do Pulo”, que saltou 17m89.

Nos anos 1970, Saneyev reinaria no triplo-salto, vencendo por duas vezes o Campeonato Europeu de Atletismo e seis vezes o Campeonato Europeu Indoor, ganhando ainda uma terceira medalha de ouro em Montreal 1976.

Em 1980, despediu-se da participação olímpica com uma medalha de prata nos Jogos de Moscovo, numa prova bastante polémica e criticada pela imprensa na época, em que o brasileiro “João do Pulo” teria sido prejudicado pelos fiscais russos da prova, que assinalaram dois saltos perfeitos do brasileiro como tendo queimado a linha de salto, de maneira a não permitir que os atletas da casa perdessem a prova que dominavam há mais de uma década. O vencedor foi outro soviético, Jaak Uudmäe, enquanto o brasileiro ficou com a medalha de bronze. Apesar dos protestos oficiais da delegação brasileira presente em Moscovo, o resultado foi mantido, mas, depois destes Jogos, o COI passou a exigir que as provas de triplo-salto e o salto em comprimento tivessem uma câmara monitorando em detalhe o pé dos atletas na linha de salto no momento da chamada.

Considerado um dos maiores atletas soviéticos de todos os tempos, Viktor Saneyev foi condecorado com a Ordem de Lenine por Leonid Brezhnev em 1972, após o seu bicampeonato olímpico.

Foi recordista mundial do triplo-salto entre 1968 /1971 e de 1972 a 1975.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...