quinta-feira, 7 de outubro de 2021

7 DE OUTUBRO - KAREN NYBERG

EFEMÉRIDE - Karen LuJean Nyberg, ex-astronauta norte-americana, veterana de duas missões no espaço, feitas no ónibus espacial e na nave russa Soyuz, nasceu em Parkers Prairie no dia 7 de Outubro de 1969.

Formada em Engenharia Mecânica pela Universidade de Dakota do Norte em 1994, continuou seus estudos na Universidade do Texas, em Austin, onde as suas pesquisas se focaram na termorregulação humana e testes e controlos experimentais do metabolismo. Este trabalho foi a sua tese de doutorado em 1998.

Karen trabalhou no Centro Espacial Lyndon B. Johnson de 1991 a 1995. Após obter o doutorado, assumiu uma posição na Divisão de Sistemas Termais, trabalhando como engenheira de sistema no controle de meio ambiente para modernizar os sistemas de controlos térmicos das roupas espaciais e avaliar as tecnologias de resfriamento destas roupas. Criou desenhos conceituais de estudo dos sistemas de controlo termal para as futuras missões de pouso na Lua e em Marte e análises de um sistema de controlo de ambiente para uma câmara hiperbárica.

Foi seleccionada para o programa de treino de astronautas da NASA em Julho de 2000 e, após dois anos de treino e avaliação, foi qualificada como especialista de missão, servindo na equipa de apoio a astronautas da Expedição 6, que passou seis meses a bordo da ISS, entre Novembro de 2002 e Maio de 2003.

Em 2006, fez parte da equipa que participou na NEEMO 10, um exercício de simulação e treino em águas profundas, no laboratório submarino “Aquarius”, criado para ajudar a NASA a preparar tripulações para uma volta à Lua e eventuais missões tripuladas a Marte.

Nyberg foi pela primeira vez ao espaço como tripulante da nave Discovery, missão STS-124, lançada de Cabo Canaveral em 31 de Janeiro de 2008, para acoplar a segunda parte do módulo japonês Kibo.

Participou numa segunda missão em 28 de Maio de 2013, quando foi lançada do Cosmódromo de Baikonur como tripulante da nave russa Soyuz TMA-09M para integrar as Expedições 36 e 37 na ISS. Retornou em 11 de Novembro de 2013, depois de 166 dias em órbita junto com a sua tripulação, pousando suavemente nas planícies do Cazaquistão.

Aposentou-se da NASA no dia 31 de Março de 2020. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...