quinta-feira, 14 de outubro de 2021

14 DE OUTUBRO - MARTA DHANIS

EFEMÉRIDE - Marta Dhanis, jornalista e autora portuguesa, nasceu em Lisboa no dia14 de Outubro de 1982.

Estreou-se no jornalismo aos 23 anos na TVI, quando começou a trabalhar como repórter de economia. Ainda em 2005, entrou para o site financeiro do Grupo Media Capital Agência Financeira, onde apresentava uma rubrica diária sobre bolsa e economia na TVI, TVI24 e diversas rádios.

Em 2010, mudou-se para Nova Iorque, nos Estados Unidos, onde começou a trabalhar como correspondente para a TVI. Em Abril de 2011, entrevistou em exclusivo Dominique Strauss-Kahn, na altura director-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), logo após o pedido de resgate de Portugal.

Cobriu acontecimentos como o décimo aniversário dos Ataques de 11 de Setembro de 2001, a Morte de Osama Bin Laden, o Caso George Wright, a Cimeira da NATO em Chicago, os Furacões Irene e Sandy, as Eleições Presidenciais dos EUA em 2012, o Tiroteio na escola primária de Sandy Hook, o Atentado à Maratona em Boston, os 50 anos do Assassinato de John F. Kennedy e o Pré-Mundial 2014 nos Estados Unidos.

Entrevistou ainda personalidades como Meredith Vieira, Nicholas Sparks e Thomas B. Edsall.

Em 2014, Dhanis lançou o livro “O Caso Renato Seabra: Por Detrás das Cortinas”, depois da cobertura do julgamento e condenação de Renato Seabra pelo assassinato de Carlos Castro.

Licenciada em Comunicação Social pela Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, em 2005. O seu percurso académico passou também pela Universidade Complutense de Madrid, em Espanha, e pela Universidade Columbia - Graduate School of Journalism, em Nova Iorque.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...