domingo, 17 de outubro de 2021

17 DE OUTUBRO - ALICIA ALONSO

EFEMÉRIDE - Alicia Alonso, de seu nome original Alicia Ernestina de la Caridad del Cobre Martínez del Hoyo, bailarina e coreógrafa cubana, morreu em Havana no dia 17 de Outubro de 2019. Nascera na mesma cidade em 21 de Dezembro de 1920.  

Foi considerada uma das principais artistas do século XX. Nos últimos anos da sua vida, com sérios problemas de visão e locomoção, continuou na direcção geral do Ballet Nacional de Cuba, acompanhando o grupo em tournées por todo o mundo.

Iniciou os seus estudos de ballet aos 11 anos, na Escola de Ballet da Sociedade Pró-Arte Musical em Havana, com Nikolai Yavorsky. Posteriormente, estudou nos Estados Unidos, onde se formou na School of American Ballet de Nova Iorque.

Aos 15 anos de idade, casou-se com o bailarino Fernando Alonso e passou a chamar-se Alicia Alonso. Juntos, criaram o Ballet Nacional de Cuba, assim que voltaram dos Estados Unidos para Havana. Incorporaram à companhia obras como “Giselle”, “Coppélia” e “La sylphide”.

Estreou-se na Broadway em 1938 e, aos 19 anos, devido a uma doença, perdeu parcialmente a visibilidade de um olho. Os seus parceiros tinham sempre que estar no exacto lugar onde ela esperava que estivessem e usava diferentes luzes no palco para guiá-la.

Dançou duas vezes na Rússia e produziu o ballet “Giselle” para Ópera Nacional de Paris, sendo ela própria a primeira bailarina. Foi a primeira e única latino-americana a ter o título simbólico de ‘prima ballerina assoluta’, que é concedido aos bailarinos mais excepcionais.

Depois do triunfo da Revolução Cubana, em 1959, Alonso voltou ao seu país e tornou-se bailarina e directora do Balé Nacional de Cuba.

Em Maio de 2009, no final da apresentação do clássico “Giselle”, Alicia Alonso foi aplaudida de pé durante largos minutos, no Grande Teatro do Palácio das Artes em Belo Horizonte.

Foi galardoada com a Medalha Picasso pela UNESCO. A partir de 2002, foi embaixadora da Boa Vontade da UNESCO na promoção de ballet (Programa de Património Cultural Imaterial da Humanidade).

Faleceu em Havana, aos 98 anos, vítima de doença cardiovascular.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...