quarta-feira, 6 de outubro de 2021

6 DE OUTUBRO - JANET GAYNOR

EFEMÉRIDE - Janet Gaynor de seu nome original Laura Augusta Gaynor, actriz norte-americana, nasceu em Filadélfia, Pensilvânia, no dia 6 de Outubro de 1906. Morreu em Palm Springs, em 14 de Setembro de 1984.

Começou a sua carreira, como figurante em curtas-metragens e filmes mudos. Depois de assinar com a Fox Film Corporation (mais tarde, a 20th Century-Fox) em 1926, alcançou a fama e tornou-se uma das maiores atracções de bilheteira da época.

Em 1929, foi a primeira vencedora do Oscar de Melhor Actriz pelas suas actuações em três filmes: “Sétimo Céu” (1927), “Aurora” (1927) e “O Anjo das Ruas” (1928). Esta foi a única ocasião em que uma actriz ganhou um Oscar por vários papéis no cinema. O sucesso da carreira de Gaynor continuou na era do cinema sonoro, alcançando notável êxito na versão original de “A Star Is Born” (1937), pelo qual recebeu uma nomeação para o Oscar de Melhor Actriz.

Depois de se aposentar do cinema em 1939, Gaynor casou-se com o figurinista Adrian, com quem teve um filho. Ela voltou brevemente a actuar na década de 1950 e, mais tarde, tornou-se uma pintora talentosa.

Em 1980, fez a sua estreia na Broadway na adaptação para o teatro do filme “Ensina-Me a Viver” de 1971 e apareceu na produção teatral de “On Golden Pond” em 1982. No mesmo ano, sofreu um grave acidente de automóvel e o seu médico, Bart Apfelbaum, atribuiu a sua morte em 1984 ao acidente de carro e afirmou que Gaynor «nunca recuperou» de seus ferimentos.

Nascida na Pensilvânia, mudou-se com a sua família para São Francisco durante a infância. Quando se formou no colégio, em 1923, Gaynor decidiu prosseguir a carreira no mundo artístico. Mudou-se para Los Angeles, onde se sustentou trabalhando em uma loja de sapatos, recebendo 18 dólares por semana.

Ela conseguiu posar e fazer pequenos papéis em várias curtas-metragens durante dois anos. Finalmente, em 1926, com 20 anos, foi escalada para um papel principal em “The Johnstown Flood” de 1926. No mesmo ano, foi seleccionada como uma das Baby WAMPAS Estrelas (com Joan Crawford, Dolores del Río entre outros). O seu excelente desempenho valeu-lhe a atenção dos produtores, que a lançaram numa série de filmes.  

Depois de conquistar o Oscar de Melhor Actriz (principal), a sua carreira consolidou-se e Janet apareceu em quase quarenta filmes, todos realizados pela Fox.

Em 1937, estrelou com Fredric March a primeira versão de “A Star Is Born”, filme que já teve três refilmagens: 1954, com Judy Garland e James Mason; 1976, com Barbra Streisand e Kris Kristofferson; e 2018, com Lady Gaga e Bradley Cooper. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...