quarta-feira, 20 de outubro de 2021

20 DE OUTUBRO - BILLY KONCHELLAH

EFEMÉRIDE - Billy Komintai Konchellah, atleta meio-fundista queniano, bicampeão mundial nos 800 metros, conquistando duas medalhas de ouro nos Mundiais de Roma 1987 e Tóquio 1991, nasceu em Kilgoris no dia 20 de Outubro de 1961.

Surgiu no atletismo internacional disputando os 800 metros nos Jogos de Los Angeles 1984, onde chegou em 4º lugar na prova ganha pelo brasileiro Joaquim Cruz.

Três anos depois, na segunda edição do Campeonato Mundial de Atletismo, em Roma, venceu a prova - derrotando outro brasileiro, Zequinha Barbosa - com 1:43.06, recorde do Campeonato Mundial que se mantém até os dias de hoje, mais de três décadas volvidas.

Quatro anos mais tarde, em Tóquio, venceu novamente os 800 m - e de novo derrotando Zequinha Barbosa que ficou com a prata - com a marca de 1:43.90, tornando-se bicampeão mundial. Ainda disputaria a prova em mais um Mundial, em Estugarda 1993, ficando com a medalha de bronze.

Konchellah nunca ganhou nenhuma medalha olímpica. Sofrendo de crises constantes e prolongadas de asma, ele foi obrigado a ficar fora dos Jogos de Seul 1988 e Barcelona 1992, quando estava no auge da forma e da carreira, limitando-se ao 4º lugar da participação em Los Angeles.

Em 2004, Konchellah foi envolvido por acusações de estupro na Inglaterra das quais foi absolvido, mas após o veredicto foi deportado do país para a Finlândia, país que havia adoptado para viver após encerrar a sua carreira nos anos 1990, e onde vivia na cidade de Oulu, casado com uma finlandesa e tendo uma filha.

Neste país ele, enfrentava mais duas acusações de estupro contra duas jovens depois de drogá-las; uma deles tinha 16 anos (idade da maioridade legal na Finlândia). Konchellah foi considerado culpado e recebeu uma sentença de dois anos e meio de prisão, da qual foi liberado em 2006.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...