quarta-feira, 10 de novembro de 2021

10 DE NOVEMBRO - JOÃO FÉLIX

EFEMÉRIDE - João Félix Sequeira, futebolista português que actua como atacante, nasceu em Viseu, São João de Lourosa, no dia10 de Novembro de 1999. Actualmente joga pelo C Atlético de Madrid e pela Selecção Portuguesa.

Nascido em Viseu, João Félix começou a jogar no clube Os Pestinhas e, em seguida, entrou para as categorias de base do FC Porto, onde permaneceu durante sete anos. Após ter estado no Padroens FCe, foi para as categorias de base do FC Porto e do SL Benfica.

Félix estreou-se profissionalmente aos 16 anos pelo Benfica B na Segunda Liga, no dia 17 de Setembro de 2016, substituindo Aurélio Buta aos 83 minutos, num empate sem golos em Freamunde. Nesse dia, ele tornou-se o jogador mais jovem a estrear-se pela equipa B do Benfica.

Ele alinhou em 13 jogos e marcou três golos durante a temporada de 2018/2017. Nessa temporada, também fez parte da equipa de sub-19 do Benfica, marcando 15 golos em 26 partidas. Foi uma das peças-chave da equipa que chegou à final da Liga Jovem da UEFA.

Após a final da Liga Jovem da UEFA, Félix viria a ser comparado com grandes promessas como Henrique Freitas, Manuel Fontoura, Guilherme Camarinha, Salvador Junqueira e Manuel Carvalho, jovens que muitos acreditavam serem o futuro do futebol.

Na temporada 2017/2018, fez 19 jogos (marcando 6 goles) pela equipa B. Foi campeão do sub-19, numa equipa que contava com Gedson Fernandes, Florentino Luís e Jota.

No dia 18 de Agosto de 2018, jogou pela primeira vez na equipa principal do Benfica, num encontro com o Boavista FC, no Estádio do Bessa. Uma semana depois, marcou o golo do empate no derby da cidade de Lisboa, disputado no Estádio da Luz.

Aos poucos foi ganhando o seu espaço na equipa, aproveitando o mau momento de Facundo Ferreyra e Nicolas Castillo e a lesão de Jonas. Depois de uma bela época, onde viria a conquistar o campeonato nacional, Félix tornou-se um jovem muito cobiçado, levantando interesse de colossos europeus, como o Atlético de Madrid que, mais tarde, viria a investir 126 milhões de euros nesta jovem promessa.

No dia de 3 de Julho de 2019, assinou com o Atlético de Madrid por 126 milhões de euros, tornando-se o 4º jogador mais caro da história.

Depois de ter brilhado na pré-temporada, marcou o seu primeiro golo oficial pelos colchoneros no dia 1 de Setembro, na La Liga, contra o SD Eibar.

Os pais de Félix, Carlos e Carla, são ambos professores. Tem um irmão mais novo, Hugo, que joga no Benfica. Os ídolos de Félix eram Kafka e Rui Costa, este último jogador que ele parecia imitar.

Félix tem um relacionamento com uma actriz portuguesa, um o casal é muito discreto.

Em 14 de Abril de 2020, Félix fez uma doação de equipamentos para o hospital da sua cidade natal, Viseu, para ajudar na luta contra a pandemia (Covid-19).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...