quarta-feira, 24 de novembro de 2021

24 DE NOVEMBRO - MARIA GABRIELA LLANSOL

EFEMÉRIDE - Maria Gabriela Llansol Nunes da Cunha Rodrigues Joaquim, escritora e tradutora portuguesa, nasceu em Lisboa no dia24 de Novembro de 1931. Morreu em Sintra, em 3 de Março de 2008.

Formada em Direito, que nunca exerceu, começa a publicar em 1962. Entre 1965/1984, viveu no exílio, na Bélgica, onde deu início, com “O livro das comunidades”, a uma obra, com mais de 26 livros, de género inclassificável, como se lê na Nota biográfica incluída na edição brasileira de Um falcão no punho”.

A experiência do encontro com a escrita llansoliana, e com a proposição que ela porta, reflecte-se na grande quantidade de produções académicas, tais como trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado e teses doutorais - dedicadas à obra llansoliana - uma rápida busca no acervo da Biblioteca da UFMG, por exemplo, mostra que, desde 1997, foram cerca de 18 trabalhos realizados acerca da obra llansoliana.

Também pela quantidade de filmes, e outras produções artísticas, que nascem dessa experiência - por exemplo, o filme “Redemoinho-poema”, de Lucia Castello Branco e Gabriel Sanna.

Afinal, como ela mesma afirma em entrevista a João Mendes, em 1995, quando se trata da textualidade, não cabe pensar em hereditariedade, mas em «continuidade de problemática».  Problemática que, portanto, aponta para um caminho transitável e real: da escrita, da leitura e da vida, que, a partir do fulgor do texto, são vividas sem impostura e são um convite aberto.

Entre os vários prémios que recebeu, destacam-se: Prémio Dom Dinis da Fundação Casa de Mateus do ano de 1985, por “Um Falcão no Punho”: Grande Prémio de Romance e Novela APE/IPLB da Associação Portuguesa de Escritores do ano de 1990, com “Um Beijo Dado Mais Tarde”; e Grande Prémio de Romance e Novela APE/IPLB da Associação Portuguesa de Escritores do ano de 2006, por “Amigo e Amiga”. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...