terça-feira, 2 de novembro de 2021

2 DE NOVEMBRO - MANUEL CARVALHO DA SILVA

EFEMÉRIDE - Manuel Carvalho da Silva, antigo sindicalista e investigador e professor universitário português, nasceu em Barcelos, Viatodos, no dia 2 de Novembro de 1948.

Proveniente de uma família de pequenos agricultores, terminou o Curso Industrial de Montador Electricista, na Escola Industrial Carlos Amarante, em Braga. Trabalhava há pouco tempo, quando foi chamado a cumprir o serviço militar obrigatório, tendo participado na Guerra Colonial, em Cabinda, entre 1970 e 1972.

Regressado a Portugal, ingressou na empresa Chromolit Portugal, de onde passou para a Electromecânica Portuguesa Preh. Nesta empresa, pertenceu à Comissão de Trabalhadores, a partir de 1974, iniciando um percurso no sindicalismo.

Foi secretário-geral da CGTP-IN - Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical Nacional, durante 25 anos, entre 1987 e 2012. Em representação da CGTP-IN, foi membro do Comité Executivo da Confederação Europeia de Sindicatos e do Conselho Económico e Social, onde dirigiu a Comissão Especializada Permanente da Política Económica e Social. Foi ainda membro do Conselho Consultivo da Universidade Aberta e do Instituto da Educação e Psicologia da Universidade do Minho e presidente da Assembleia-Geral do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Eléctricas do Norte e Centro.

Tendo retomado os estudos, Carvalho da Silva licenciou-se em Sociologia no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (2000), apresentando uma dissertação com o título “Acção social - transformação e desenvolvimento”, abordando problemas laborais vividos no complexo industrial da Grundig, em Braga e no Vale do Ave.

Dando continuidade à sua formação académica, defendeu em 13 de Julho de 2007, também no ISCTE-IUL, a sua dissertação de doutoramento, com o título “A centralidade do trabalho e acção colectiva. Sindicalismo em tempo de globalização”. Além das suas intervenções em congressos e colóquios, publicou os livros “Acção social - transformação e desenvolvimento” (2000), “Agir contra a corrente - reflexões de um sindicalista” (2002) e “Trabalho e sindicalismo em tempo de Globalização - reflexões e propostas” (2007).

Actualmente, é investigador do Centro de Estudos Sociais, sendo coordenador do seu Pólo de Lisboa e professor no curso de licenciatura em Sociologia da Universidade Lusófona.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...