quarta-feira, 3 de novembro de 2021

3 DE NOVMBRO - MARIA GUINOT

EFEMÉRIDE - Maria Adelaide Fernandes Guinot Moreno, cantora portuguesa, morreu na Parede em 3 de Novembro de 2018. Nascera em Lisboa no dia 20 de Junho de 1945.

Viveu em Almada. Maria Guinot terá parentesco com a cantora Maria Emília Guinot, mas tão afastado que nem se conheciam.

Começou a aprender piano com 4 anos de idade. Finalizou o curso no Conservatório e ingressou no Coro Gulbenkian três anos mais tarde.

Em 1968, participou num programa de rádio, o que acabou por conduzir à gravação do seu single de estreia. Lançou ainda um segundo single com o título “Criança Loura”.

Depois, permaneceu afastada da música durante vários anos, até à década de 1980, quando ficou em 3º lugar no Festival RTP da Canção de 1981, com o tema “Um Adeus, Um Recomeço”. Participou no Festival da Canção da Rádio Comercial, com os temas “Falar Só Por Falar”, “Vai Longe O Tempo” e “Um Viver Diferente”. Foi lançado o single “Falar Só Por Falar”.

Em 1984, vence o Festival RTP da Canção com “Silêncio e Tanta Gente”. Apesar da excelente recepção, não foi além do 11º lugar em 19 canções no Festival da Eurovisão.

O tema “Homenagem às Mães da Praça de Maio” foi incluído no duplo álbum “Cem Anos de Maio”, editado pela CGTP em 1986.

No programa “Deixem Passar a Música”, gravado para a RTP, Maria Guinot foi acompanhado pela orquestra dirigida por José Mário Branco nas canções “Atlântida”, “Balada das Meias Palavras”, “Ai Quem Me Dera”, “O Baile das Segundas-feiras”, “Feiras das Existências” e “A Bela Adormecida”. Em playback, apresentou “As Mães da Praça de Maio” e “Saudação a José Afonso”, canção recusada pelo júri do Festival RTP da Canção de 1986, ainda com o nome de “A Título Póstumo”.

Em 1987 foi editado o álbum “Esta Palavra Mulher”, uma edição de autor. Participou no Festival da Canção desse ano ao assinar a letra de “Imaginem Só”, interpretada por Ana Alves.

Colaborou no disco “Correspondências”, de José Mário Branco, lançado em 1990.

Em 1991, foi editado pela UPAV o álbum “Maria Guinot”, com produção de José Mário Branco. Participam neste disco José Marinho (piano, teclados), Irene Lima (violoncelo) Luís Oliveira (viola acústica) Tony Rato (baixo eléctrico) Carlos Bica (contrabaixo) Ricardo Ramalho (flauta) Edgar Caramelo (saxofone tenor) João Nuno Represas (percussões) Fernando Ribeiro (acordeão) Maria Guinot (piano) e Artur Moreira (clarinete).

Em 1999, foi editado pelo Ediclube o livro “Histórias do Fado”, de Maria Guinot, Ruben de Carvalho e José Manuel Osório, sob o tema de “Um século de Fado”.

Em 2004, Maria Guinot lançou o livro “Memórias de um Espermatozóide Irrequieto”, que incluiu também um CD com 13 inéditos, intitulado “Tudo Passa”.

Maria Guinot cedeu um tema para o disco “UM MAR DE SONS”, comemorativo da 100ª edição do roteiro cultural de Oeiras, com nove músicas cantadas ou tocadas por gentes de Oeiras, numa mistura de sons e estilos. Outros nomes que participaram no disco incluem o Coro de Santo Amaro de Oeiras, Fade Out, Pedro Osório, Cramol, Desso Blues Gang, Pedro Carneiro, Flushot e o Coro Infantil de Santo Amaro de Oeiras.

Maria Guinot, em 2010, deixara de tocar piano, após três AVC. Veio a falecer vítima de infecção respiratória, aos 73 anos de idade. Foi cremada no Cemitério de Barcarena.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...