sábado, 6 de novembro de 2021

6 DE NOVEMBRO - MICHAEL CUNNINGHAM

EFEMÉRIDE - Michael Cunningham, escritor norte-americano que ficou conhecido pelo seu romance de 1998, “As Horas”, pelo qual ganhou o Prémio Pulitzer para ficção e que foi adaptado ao cinema, em 2002, nasceu em Cincinnati, no dia6 de Novembro de 1952.

Cunningham cresceu em Pasadena, na Califórnia. Estudou Literatura Inglesa na Universidade de Stanford, onde se licenciou. Mais tarde, foi premiado com o Master of Fine Arts (Mestrado das Belas Artes), graduação do Workshop de escritores de Iowap.

Enquanto estudava em Iowa, teve algumas histórias publicadas na “Atlantic Monthly” e na “Paris Review”. A sua história “White Angel” (“Anjo Branco”), do seu romance “A Home at the End of the World” (“Uma casa no fim do mundo”) foi incluída no “The Best American Short Stories, 1989” (“Os melhores contos norte-americanos) publicado por Houghton Mifflin.

Em 1993, recebeu uma Bolsa Guggenheim; em 1995, recebeu o Prémio Whiting; e, em 1998, foi-lhe atribuída uma Bolsa do Fundo Nacional para as Artes.

Cunningham lecciona no Centro de Trabalho das Belas Artes em Provincetown, Massachusetts, e no Programa MFA da Faculdade de Brooklyn.

Apesar de Cunningham ser gay e estar com o mesmo parceiro há 18 anos, o psicanalista e artista Ken Corbett, ele não gosta de ser chamado apenas de “escritor gay”, de acordo com um artigo da “PlanetOut”, porque enquanto ser gay exerce grande influência no seu trabalho, ele sente que isso não é (e não deve ser) a característica que o define.

As Horas” estabeleceu Cunningham como um dos grandes escritores norte-americanos e o seu romance mais recente, “Specimen Days”, foi igualmente bem recebido pelas críticas norte-americanas. 

Cunningham editou um livro de poesia e prosa de Walt Whitman, “Laws for Creations” e foi co-escritor, com Susan Minot, de uma adaptação televisiva do romance de Minot, “Evening”. Ele foi também produtor do filme de 2007, “Evening”, que tem como protagonistas estrelas com Glenn Close, Toni Collette, e Meryl Streep.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...