quinta-feira, 25 de novembro de 2021

25 DE NOVEMBRO - PRISCILLA DEAN

EFEMÉRIDE - Priscilla Dean, actriz de cinema e de tetro norte-americana na era do cinema mudo, tendo participado em mais de noventa filmes entre 1912 e 1932, nasceu em Nova Iorque no dia 25 de Novembro de 1896. Morreu em Nova Jersey, em   27 de Dezembro de 1987.

Nascida numa família ligada ao teatro (a mãe, Mary Preston Dean, era uma popular estrela teatral), Priscilla estreou-se no palco aos 4 anos de idade, ao lado dos pais. Fez uma pausa na vida teatral e frequentou uma escola religiosa até aos 14 anos de idade. Em seguida, voltou ao teatro e, depois, iniciou-se no cinema.

Dean estreou-se na vida cinematográfica aos 14 anos, em filmes curtos para American Mutoscope and Biograph Company e outros estúdios. O seu primeiro filme foi a curta-metragem de D. W. Griffith “A Blot on the ‘Scutcheon”, em 1912, pela Biograph. Assinou contrato com a Universal Pictures e adquiriu grande popularidade na série de comédias de Eddie Lyons e Lee Moran.

Alcançou o estrelato com a série de 1917, “The Gray Ghost” e actuou em vários filmes. Quando a era sonora chegou, porém, a carreira de Dean declinou e passou a actuar para companhias cinematográficas menores, não retomando a antiga popularidade. O seu último filme foi “Klondike”, em 1932.

Em Janeiro de 1920, Priscilla casou com Wheeler Oakman, que também estava sob contrato da Universal e que apareceu nos filmes “The Virgin of Stamboul” e “Outside the Law” ao lado dela. Divorciaram-se, ainda nos anos 1920. Posteriormente, em 1928, casou com Leslie Arnold, famoso como um dos intérpretes de “Around The World Flyers”. Ficaram juntos até à morte dele, nos anos 1960. Dean não teve filhos.

Priscilla faleceu aos 91 anos, devido a problemas surgidos após uma queda três meses antes. Foi cremada e as suas cinzas foram espargidas em local desconhecido.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...