sábado, 13 de novembro de 2021

13 DE NOVEMBRO - MARIA AURORA

EFEMÉRIDE - Maria Aurora, de seu verdadeiro nome Aurora Augusta Figueiredo de Carvalho Homem, jornalista e escritora portuguesa, uma das mais populares figuras da cultura da Madeira, nasceu em Sátão, Viseu, no dia 13 de Novembro de 1937. Morreu no Funchal, Madeira, em 11 de Junho de 2010.

Maria Aurora era, filha de um funcionário público e de uma professora primária, sendo neta de um médico de uma família tradicional da Beira Alta. Radicou-se na Madeira em 1974.

Licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, foi professora do Ensino Secundário e fez rádio e televisão (apresentadora de “Atlântida”, na RTP Madeira). Foi, também, jornalista (“A Capital” e “Diário de Lisboa”), animadora cultural e coordenadora da revista “Margem”, editada pela Câmara Municipal do Funchal, a cujo departamento cultural pertenceu e através do qual dinamizou a Feira do Livro.

Tem diversas obras publicadas na área da poesia e conto infantil, tendo recebido a Medalha da Cidade do Funchal.

Em 10 de Junho de 2007, foi feita comendadora da Ordem do Infante D. Henrique.

No mesmo ano, inicia a série documental “Ilha dos Amores”, revisitando uma série de grandes histórias de amor ligadas à Madeira. Entre 2007 e 2008, apresentou o programa mensal de auditório Funchal, 500 anos - teu nome sabe-me a Funcho”, com o objectivo de revelar a identidade das dez freguesias do concelho do Funchal.

Entre as décadas 1980 e 1990, diversificou as suas actividades, através do exercício de cidadania, promoção cultural e escrita literária.

Faleceu aos 72 anos, vítima de doença prolongada.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...