quinta-feira, 11 de novembro de 2021

11 DE NOVEMBRO - SUSAN KOHNER

EFEMÉRIDE - Susan Kohner, actriz norte-americana, nasceu em Los Angeles no dia 11 de Novembro de 1936. Susan é filha de uma actriz mexicana e de um produtor de cinemas americano.  A mãe era católica e o pai judeu.

Susan recebeu O Globo de Ouro de Melhor Actriz coadjuvante pela sua actuação como Sarah Jane no filme “Imitation of Life” (1959), papel que lhe rendeu também a uma nomeação para os Oscars.

Após seu casamento em 1964, com o ex-actor e novelista alemão John Weitz,  Kohner deixou de actuar para se dedicar à família. Os seus dois filhos, Chris Weitz e Paul Weitz, são directores de cinema, guionistas e, ocasionalmente, também actores.

A maioria de suas actuações ocorreram no final dos anos 1950 e começo da década de 1960, em filmes como “The Gene Krupa Story” (1959) e “Dino” (1957) onde actuou ao lado de Sal Mineo.

A sua actuação mais notável foi interpretando Sarah Jane em “Imitation of Life”, uma reprodução a cores do filme de 1934 com o mesmo título. O filme, produzido por Ross Hunter, dirigido por Douglas Sirk e estrelado por Lana Turner, fez muito sucesso, resultando na nomeação de Kohner para o Oscar de Melhor Actriz coadjuvante e em dois prémios Globo de Ouro, de Melhor Actriz coadjuvante e de Melhor Actriz revelação.

Mais tarde, Susan recebeu vários convites para papéis em séries de TV, incluindo as séries “Hong Kong”, “Going My Way” e “Temple Houton”. Susan estrelou o seu último filme em 1962, ao lado de Montgomery Clift, em “Freud”. Kohner aposentou-se como actriz em 1964. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...