segunda-feira, 22 de novembro de 2021

22 DE NOVEMBRO - DANIELLE MITTERRAND


EFEMÉRIDE - Danielle Émilienne Isabelle Gouze Mitterrand, esposa do 21º presidente da República Francesa, François Mitterrand, morreu em Paris no dia, 22 de Novembro de 2011. Nascera em Verdun, em 29 de Outubro de 1924.  Foi a primeira-dama da França entre 21 de Maio de 1981 e 17 de Maio de 1995. Presidiu de 1986 até à sua morte a fundação France Libertés - Fondation Danielle-Mitterrand..

Danielle Mitterrand teve três filhos: Pascal, falecido ainda jovem, Jean-Christophe e Gilbert Mitterrand.

Danielle tinha 17 anos quando a sua família (os pais eram professores) abrigou os maquisards, e foi agente de ligação da resistência. Conheceu então François Mitterrand, com quem se casou após a libertação do país, três anos depois, em 28 de Outubro de 1944.

Depois da eleição presidencial de François Mitterrand em 1981, Danielle Mitterrand assumiu suas funções de primeira dama, enquanto criava um espaço autónomo de engajamento político terceiro-mundista bastante marcante.

Em 1986, criou a fundação France Libertés - Fundação Danielle Mitterrand (pela fusão de três associações fundadas pouco depois de 1981), destinada a responder aos apelos de socorro de mulheres e homens pobres e oprimidos, lançando acções de sensibilização e financiando-as.

Entre as suas acções no mundo, a construção de uma escola no Mali, a luta contra a pena de morte e a instauração do direito de acesso à água para todos.

Em 28 de Outubro de 1987, recebeu a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

Nos últimos anos, Danielle Mitterrand colocou o direito de acesso à água como sendo o primeiro dos direitos do ser humano, decidindo torná-lo uma das suas prioridades, ao lado da educação, da democracia participativa e da economia sustentável.

Foi duramente criticada pela sociedade e pela imprensa francesa no velório do seu marido, por autorizar a participação de uma filha tida por ele fora do casamento, chamada Mazarine Marie, e da sua mãe.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...