segunda-feira, 15 de novembro de 2021

15 DE NOVEMBRO - LIONEL BARRYMORE

FEMÉRIDEE - Lionel Herbert Blythe Barrymore, actor de cinema e teatro norte-americano, morreu em Van Nuys, Califórnia, no dia 15 de Novembro de 1954. Nascera em Filadélfia, Pensilvânia, em 28 de Abril de 1878.

Destacou-se como actor no teatro, na rádio e no cinema, onde actuou em muitos filmes, entre eles o clássico “It’s a Wonderful Life” (“A felicidade não se compra”) de 1946.

Irmão mais velho de Ethel Barrymore e John Barrymore, Lionel - além de actuar - dedicava-se à pintava, à compunha e à escrevia. Estreou-se no teatro ainda criança, viajando com companhias de vaudeville e, aos 25 anos, foi estudar arte em Paris, durante dois anos.

No cinema, estreou-se numa curta-metragens de D. W. Griffith. Nas séries da Metro, “Dr. Kildare”, foi o dr. Gillespie; foi também o juiz Hardy na série “Andy and Hardy”, posteriormente substituído por Lewis Stone.

Em 1936, fracturou a bacia e o joelho, passando a andar de muletas e depois em cadeira de rodas, mas não interrompeu a carreira, trabalhando até à sua morte, em 1954.

Actuou em cerca de 250 filmes, a grande maioria mudos. Deixou um livro de memórias, “We Barrymores, lançado em 1951. Era tio-avô da actriz Drew Barrymore.

Foi nomeado duas vezes para os Oscars (1928/1929 e1930/1931).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...