terça-feira, 9 de novembro de 2021

9 DE NOVEMBRO - LUIS MIGUEL DOMINGUÍN

EFEMÉRIDE - Luis Miguel Dominguín, de seu verdadeiro nome Luis Miguel González Lucas, toureiro espanhol, nasceu em Madrid no dia 9 de Novembro de 1926. Morreu em San Roque, Cádis, em 8 de Maio de 1996.

Filho de Domingo González Mateos (Domingo Dominguín) e irmão de Domingo e de Pepe Dominguín, todos toureiros, herdou do pai o ‘apodo’ Dominguín, e foi, de entre os três irmãos, o que mais popularidade deu a essa saga.

Considerado um dos mais bem-sucedidos toureiros do século XX, e das décadas de 1940 e 1950 em particular, foi em Portugal que Luis Miguel actuou pela primeira vez em público, numa novilhada realizada na Praça de Touros do Campo Pequeno, em Lisboa, tinha então apenas 12 anos de idade. Aos 14, em campanha na Colômbia, onde fez parte do seu percurso de novilheiro, tomou a sua primeira alternativa, na Praça de Bogotá, em 23 de Novembro de 1941.

A alternativa oficial viria a recebê-la em Espanha, aos 18 anos, na tarde de 2 de Agosto de 1944, na Praça de A Coruña, sendo padrinho Domingo Ortega e o irmão Domingo a testemunha; o toiro chamava-se Cuenco e pertencia à ganadaria de Samuel Hermanos. A confirmação em Las Ventas, Madrid, ocorreu em 14 de Junho de 1945, ocasião em que foi apadrinhado pelo mítico Manolete e foi testemunha Pepe Luis Vázquez; então, com o toiro Secretario, de Antonio Pérez.

Rival de Manolete nos primeiros anos da sua carreira, Dominguín era um dos companheiros de cartel na tarde de 29 de Agosto de 1947, em Linares, na qual faleceu o mítico toureiro de Córdoba. Nos anos seguintes, passaria à história a sua rivalidade com Antonio Ordóñez (casado com a irmã de Luis Miguel, Carmina), que inspiraria um ensaio de Ernest Hemingway, com o título “The Dangerous Summer”, publicado parcialmente na revista “Life”, em 1960, e em versão integral em 1985.

Toureiro de mando e poder, ambicioso e conhecedor, luzia mais com a muleta do que com o capote. Logrou encabeçar o escalafón espanhol em 1948 com o extraordinário número de 100 corridas toureadas. Quase repetiu o feito em 1951, com 98 corridas. Saiu várias vezes pela Puerta Grande de Las Ventas. Retirou-se em 1961, voltou em 1971 e, em 1973, retirou-se definitivamente.

Um dos aspectos da vida de Dominguín mais tratadas pela imprensa da época foram as suas relações amorosas. Há notícias de romances sucessivos com actrizes de Hollywood: María Félix, Ava Gardner, Lana Turner, Rita Hayworth, Marta Alban, Lauren Bacall, Cecilia Albéniz, Miroslava Stern e Romy Schneider.

Em 1 de Março de 1955, o toureiro acabaria por casar com a actriz Lucia Bosé. Casou civilmente em Las Vegas, mas confirmou o casamento pela Igreja Católica em Espanha, a 16 de Outubro do mesmo ano. Depois do casamento, o casal teve três filhos: Miguel Bosé, um destacado cantor, Lucía e Paola Dominguín, que chegou a ser actriz e é hoje designer de moda. Seria ainda avô da manequim Bimba Bosé e do manequim e actor Nicolás Coronado.

Outro dos aspectos relevantes da vida pública de Luis Miguel Dominguín foi a sua relação com o poder político e o mundo das artes. Relacionando-se com o general Francisco Franco e os políticos do franquismo, Dominguín era ao mesmo tempo próximo de algumas das principais figuras da oposição ao franquismo; desde logo o seu irmão Domingo, um importante militante do Partido Comunista Espanhol, e a sua mulher, Lucia Bosé, era simpatizante do Partido Comunista Italiano.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...