quinta-feira, 18 de novembro de 2021

18 DE NOVEMBRO - CHLOË SEVIGNY

EFEMÉRIDE - Chloë Sevigny, actriz e designer de moda norte-americana, nasceu em Springfield no dia 18 de Novembro de 1974.

Em Janeiro de 2010, ganhou o Globo de Ouro de Melhor Actriz coadjuvante em televisão, pelo seu desempenho na série “Big Love”.

Chloë nasceu numa família descendente de franco-canadianos e polacos.  Ainda criança, mudou-se com os pais para Darien, Connectic.ut. Apoiada pelos pais, ingressou num programa de teatro e foi para Nova Iorque, onde conheceu Harmony Korine.

Korine viria, mais tarde, a convidá-la para integrar o seu filme de estreia - “Kids”.    Mesmo sendo um pequeno papel, ganhou projecção com o sucesso do filme. Foi depois protagonista na série britânica “Hit & Miss”, onde interpreta uma transexual.   Actuou depois em vários filmes polémicos. Na vida real, a actriz não é tão ousada como nos filmes. «Tenho uma vida mais conservadora», revelou numa entrevista à “Folha”.

Sevigny possui um apartamento no East Village, Manhattan que adquiriu por US$ 1,2 milhão, em 2006. O pai morreu quando ela tinha 20 anos e Sevigny declarou numa entrevista em 2006 que «ela veio de uma família unida, que fala com a mãe todos os dias e que o seu irmão mora pertinho de seu apartamento». Sevigny sofre de escoliose, que lhe foi diagnosticada quando era criança, mas nunca recebeu qualquer tratamento cirúrgico. Ela afirmou que pratica yoga para alívio pessoal. Sevigny é uma católica praticante.

Sevigny continuou a actuar em filmes, na sua maioria independentes. De 2006 a 2011, desempenhou um papel na HBO, na série de televisão “Big Love”, pelo qual recebeu um Globo de Ouro de Melhor Actriz coadjuvante em 2010.

Em seguida, apareceu em vários projectos de televisão, incluindo um papel de liderança na Hit & Miss (2012).  Sevigny tem dois créditos no teatro e já actuou em vários videoclipes. Também criou várias colecções de roupa, mais recentemente com a Cerimônia de Abertura, boutique de Manhattan.

Chloë Sevigny teve uma nomeação para os Oscars, em 2000.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...