quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

10 DE FEVEREIRO - GARRETT REISMAN

EFEMÉRIDE - Garrett Erin Reisman, astronauta norte-americano, integrante da Expedição 17 à Estação Espacial Internacional, nasceu em Morristown no dia 10 de Fevereiro de 1968.

Com mestrado e doutoramento em Engenharia Mecânica pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia, Reisman foi designado para uma missão de longa duração como tripulante da Estação Espacial Internacional.

Em Março de 2008, foi ao espaço a bordo da missão STS-123 do ónibus espacial, como especialista de missão, dedicado a projectos científicos ainda - em parte - da Expedição 16.

Na ISS, ele exerceu as funções de engenheiro de voo e cumpriu uma estadia de sete semanas, após a qual voltou a Terra a bordo da missão STS-124, em Junho de 2008.

Durante a sua permanência na estação, viu a acoplagem de dois ónibus espaciais e a instalação da seção pressurizada do módulo experimental japonês Kibo.

O seu segundo voo espacial foi na missão STS-132, que transportou o módulo russo de pesquisa Rassvet para instalação na estrutura da ISS, em Maio de 2010, última missão do ónibus espacial Atlantis ao espaço.

Nesta missão, realizou duas caminhadas espaciais para reparações, instalação e manutenção de equipamentos na Estação Espacial Internacional.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...