domingo, 27 de fevereiro de 2022

27 DE FEVEREIRO - JOANNE WOODWARD

EFEMÉRIDE - Joanne Gignilliat Trimmier Woodward, actriz norte-americana, nasceu em Thomasville no dia 27 de Fevereiro de 1930. Recebeu numerosas nomeações e prémios ao longo da sua carreira.

Woodward talvez seja mais conhecida pela sua actuação em As Três Faces de Eva”, que lhe rendeu um Oscar de Melhor Actriz e um Globo de Ouro de Melhor Actriz em filme dramático. Após a morte de Olivia de Havilland em Julho de 2020, ela tornou-se a mais idosa vencedora do Oscar de Melhor Actriz.

Numa carreira de mais de seis décadas, ela estrelou ou co-estrelou muitos filmes, recebendo quatro nomeações para os Oscars (ganhando um), dez nomeações para o Globo de Ouro (ganhando três), quatro nomeações para o BAFTA Film Award (ganhando um) e nove para os Emmy (ganhando três). Ela é a viúva do actor Paul Newman.

Joanne Woodward começou no teatro e trabalhou no Actor’s Studio, onde conheceu um jovem actor que despontava com muito sucesso. Ele era Paul Newman e o ano era 1953. A jovem actriz foi primeiro para a televisão, onde participou em várias séries a partir de 1952 até se estrear no cinema em 1955, em “Count Three and Pray”.

Ela e Paul Newman voltariam a encontrar-se em 1957, nas filmagens de The Long, Hot Summer” do realizador Martin Ritt. Começou aí o relacionamento e o casamento mais duradouro de Hollywood.

Quando se apaixonou por Newman, a actriz tinha acabado de ser consagrada internacionalmente ao ganhar o Oscar de Melhor Actriz pela sua interpretação em “As Três Máscaras de Eva”, onde representava uma dona-de-casa portadora do transtorno de personalidade múltipla, com três personalidades diferentes.

Mãe da também actriz Melissa Newman, ela ganhou os mais importantes prémios do cinema e da televisão e o prémio de Interpretação Feminina de Cannes 1973, por “The Effect of Gamma Rays on Man-in-the-Moon Marigolds”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...