quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

24 DE FEVEREIRO - JAMES FARENTINO

EFEMÉRIDE - James Farentino, de seu verdadeiro nome Ferdinand Anthony Ferrandino, actor norte-americano, nasceu em Nova Iorque no dia 24 de Fevereiro de 1938. Morreu em Los Angeles, em 24 de Janeiro de 2012.

Entre os mais de cem papéis diferentes que interpretou, destacam-se o de Simão Pedro, em “Jesus of Nazareth”, e como Nick Toscanini, na série “Dinastia”.

Farentino foi casado quatro veze, a que corresponderam outros tantos divórcios. Em Julho de 1991, Farentino foi preso em Vancouver, depois da Real Polícia Montada do Canadá ter interceptado um pacote com 3,2 gramas de cocaína entregues no seu quarto de hotel. Farentino estava na cidade a filmar “Miles From Nowhere”. Foi acusado criminalmente de posse de droga e libertado sob fiança.

Em 1993, foi acusado de molestar a sua ex-namorada, Tina Sinatra (filha mais nova de Frank Sinatra). Uma ‘ordem de restrição’ foi expedida contra ele, que não apelou.

Farentino estreou-se na televisão, como convidado, no episódio “Superstar” da série da CBSThe Reporter”. Em 1967, apareceu no episódio “Reap the Whirlwind” da série de faroeste “The Road West”.

Em 1969, trabalhou com Patty Duke no filme “Me, Natalie”, enquanto protagonizava um dos advogados da série “The Bold Ones: The Lawyers”.

Em 1978, foi nomeado para o Emmy de Melhor Actor coadjuvante, pelo seu desempenho em “Jesus de Nazaré”, realizado por Franco Zeffirelli.

Também interpretou Frank Chaney, na série de 1984 “Blue Thunder”. Nos anos 1990, trabalhou no episódio “Ray” da série “ER”.

Faleceu vítima das sequelas de uma fractura na anca, no Cedars-Sinai Medical Center de Los Angeles.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...