sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

4 DE FEVEREIRO - CHARLES LINDBERGH

EFEMÉRIDE - Charles Augustus Lindbergh, pioneiro da aviação norte-americana e famoso por ter feito o primeiro voo solitário transatlântico sem escalas, em 1927, nasceu em Detroit no dia 4 de Fevereiro de 1902. Morreu no Havaí em 26 de Agosto de 1974.

Charles Lindbergh era filho de Charles A. Lindbergh (que fora congressista de 1907 a 1917) e de Evangelyne Lodge. Com 18 anos de idade, ingressou no curso de Engenharia. Dois anos depois, abandonou o curso e dedicou-se à aviação.

Lindbergh partiu do Condado de Nassau, Estado de Nova Iorque viação, na costa oriental dos Estados Unidos, em direcção a Paris, França, em 20 de Maio de 1927, tendo pousado na capital francesa no dia seguinte. O avião usado por Lindbergh chamava-se “The Spirit of Saint Louis”. O voo de Lindbergh durou 33 horas e 31 minutos. O feito de Lindbergh fez com que fosse galardoado com o Prémio Orteig, de 25 mil dólares, em jogo desde 1919.

A sua chegada a Paris foi triunfal. E a comemoração quase acabou em tragédia. Recebido calorosamente pelos parisienses, o piloto quase foi sufocado pela multidão que se aglomerava para cumprimentá-lo.

O seu neto, Erik Lindbergh, repetiu a viagem num avião semelhante ao usado por avô Charles, 75 anos depois, em 2002. Lindbergh não foi, porém, o primeiro aviador a fazer um voo transatlântico, feito que pertence a John Alcock e Arthur Whitten Brown, cujo voo foi feito em 1919; em 1922, os portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral realizaram a primeira travessia aérea do Atlântico recorrendo apenas a navegação astronómica, no que foi também a primeira travessia aérea do Atlântico Sul.

Em 12 de Novembro de 1933 Lindbergh faz uma descida, forçada, no rio Minho em Friestas. O hidroavião “Lockheed” foi imobilizando numa enseada situada junto à Ínsua do Crasto, em Friestas, Valença, perante uma população que correu para o acolher.

Aos comandos da aeronave, além de Charles Lindbergh estava a sua esposa, Anne Morrow. O motivo da descida no rio Minho foi a falta de gasolina.

Na década de 1990 foi inaugurado em Friestas um monumento a Lindbergh da autoria de Alípio Nunes Vaz de Sousa. O monumento consiste numa pirâmide de granito de 23 toneladas e numa estrutura em ferro, com 800 kg.

Em 1932, um dos filhos de Lindbergh, Charles Augustus Lindbergh Jr, foi sequestrado e morto. Um suspeito (Bruno Richard Hauptmann) foi preso e acusado pelo crime, tendo sido executado em 1936.

Lindbergh, querendo isolar-se destes traumáticos acontecimentos, mudou-se para a Europa com a sua família.

Lindbergh foi acusado de simpatizar com o Nazismo e liderou, na década de 1930 e começo dos anos 1940 o movimento isolacionista America First. No final da década de 1930 esteve na Alemanha na companhia de sua esposa, Anne Morrow. Elogiou a tecnologia aeronáutica daquele país. Em 1936, esteve presente na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos, em Berlim, ao lado de Adolf Hitler.

Iniciada a Segunda Guerra Mundial defendeu a neutralidade dos Estados Unidos e considerava certa a vitória da Alemanha. Por estes motivos grupos antinazistas americanos desconfiavam dele. Após o ataque a Pearl Harbor em Dezembro de 1941 e a consequente entrada dos Estados Unidos na guerra, ofereceu-se para lutar pelo seu país. Os seus serviços foram recusados. Somente em 1944, foi admitido para o serviço.

Após a Segunda Guerra Mundial, viveu tranquilamente em Connecticut como consultor, tanto para o chefe de pessoal da Força Aérea quanto para a Pan American World Airways.

De 1957 até à sua morte em 1974, teve um caso com a alemã Brigitte Hesshaimer, que vivia numa pequena cidade da Baviera chamada Geretsried (35 km a sul de Munique). Em 23 de Novembro de 2003, testes de ADN provaram que ele era o pai dos seus três filhos: Dyrk (1958), Astrid (1960) e David (1967). Os dois conseguiram manter o caso em segredo e, mesmo as crianças, não conheciam a verdadeira identidade do seu pai, que eles viram quando ele chegou a visitá-los uma ou duas vezes por ano usando o apelido ‘Careu Kent’.

Charles Lindbergh passou os seus últimos anos na ilha havaiana de Maui, onde faleceu vítima de linfoma.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...