sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

25 DE FEVEREIRO - JEAN TODT

EFEMÉRIDE - Jean Todt, antigo piloto de ralis francês e presidente da Federação Internacional de Automobilismo entre 2009 e 2021, nasceu em Pierrefort no dia 25 de Fevereiro de 1946. Formou-se na EDC Paris Business School.

Foi piloto e navegador de ralis, encerrando a carreira em 1981 na equipa Peugeot Sport, mas permaneceu durante algum tempo como dirigente.

Em 1993, Todt chegou à equipa Ferrari, tendo iniciado o seu trabalho num período em que a equipa passava por uma péssima fase na Fórmula 1. Ao lado de Ross Brawn, foi um dos grandes responsáveis pelas conquistas da equipa e pela maior hegemonia já vista neste desporto, que durou de 2000 a 2004, com os títulos de Michael Schumacher.

Em 2005, recebeu o doutoramento honoris causa em Engenharia Mecânica pela Universidade de Florença.

Após o título de 2007, então com Kimi Räikkönen, Todt decidiu abandonar o comando da equipa, fazendo apenas parte do quadro de conselheiros.

Em 16 de Junho de 2009, oficializou a sua candidatura ao cargo de presidente da FIA. Foi eleito em 23 de Outubro, confirmando as expectativas.

Jean Todt é casado com a actriz malaia Michelle Yeoh, que ficou famosa como bond girl em “007 - O Amanhã nunca Morre”. O seu filho, Nicolas Todt, é empresário e gestor do piloto Felipe Massa, que correu pela Williams ao lado de Lance Stroll.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...