domingo, 20 de fevereiro de 2022

20 DE FEVEREIRO - JOAQUIM PINA MOURA

EFEMÉRIDE - Joaquim Augusto Nunes de Pina Moura, economista e político português, morreu em Lisboa no dia 20 de Fevereiro de 2020. Nascera em Loriga, em 22 de Fevereiro de 1952.  

Filho de Viriato Nunes de Moura e de sua mulher e prima, Maria Filomena Nunes de Pina, e irmão de Viriato Augusto Nunes de Pina Moura.

Começou por estudar Engenharia Mecânica, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, onde foi dirigente da Associação de Estudantes. Contudo, acabou por se mudar para Economia, tendo-se licenciado no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras da Universidade Técnica de Lisboa. Na mesma instituição, obteve uma pós-graduação em Economia Monetária e Financeira, e exerceu funções docentes, como assistente.

Filiado no Partido Comunista Português a partir de 1972, fez parte da Comissão Nacional do III Congresso da Oposição Democrática, em Aveiro, em 1973. Foi então que se candidatou nas listas das Comissões Democráticas Eleitorais (CDE) às eleições para a Assembleia Nacional. Após o 25 de Abril de 1974, dirigiu no Porto a União dos Estudantes Comunistas.

Em 1992, fundou a Plataforma de Esquerda, acabando por aderir ao Partido Socialista, em 1995. Ocupou os cargos de secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, no XIII Governo Constitucional, até 1997, ano da sua nomeação como ministro da Economia, chegando a acumular com a pasta da Finanças, a partir de 1999 e até 2001. Foi deputado à Assembleia da República, pelos círculos do Porto, de Lisboa e da Guarda, entre 1995 e 2007.

Foi professor catedrático convidado do ISEG e do ISG - Instituto Superior de Gestão, desde 2005, consultor externo do Conselho de Administração do Banco Comercial Português, vogal do Conselho de Administração da Galp Energia e presidente da Iberdrola Portugal, desde 2004.

Pina Moura foi ainda presidente do Conselho de Governadores do Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento.

Enquanto ministro da Economia e das Finanças, teve em mãos a reestruturação do sector energético, um tema que motivou polémica e que justificou a criação de uma comissão de inquérito parlamentar relativo à entrada da Eni e da Iberdrola no capital da Galp. Após sair do Executivo e depois de uma curta passagem pelo Parlamento, Pina Moura passou para o sector privado, ocupando o lugar de presidente da Iberdrola em Portugal.

Morreu em 2020, aos 67 anos.

Era condecorado com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul do Brasil (15 de Abril de 1999); grande-oficial da Ordem Nacional da Legião de Honra de França (29 de Novembro de 1999); e com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Civil de Espanha (26 de Setembro de 2000).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...