quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

3 DE FEVEREIRO - ANDRÉ CAYATTE

EFEMÉRIDE - André Cayatte, escritor e realizador de cinema francês, nasceu em Carcassona no dia 3 de Fevereiro de 1909. Morreu em Paris, em 5 de Fevereiro de 1989.

Formado em Direito e doutorado em Filosofia e Letras, Cayatte chegou ao cinema por acaso, ao ser contratado como advogado para verificar um caso de plágio de um filme.

Estreou-se no cinema francês em 1938, quando escreveu o guião do filme “Entrée des Artistes”, de Marc Allegret. A sua primeira realização foi em 1942 com “La Fausse Maîtresse”, adaptação para o cinema de uma obra de Balzac.

A sua carreira internacional descolou em 1949, com o filme “Les Amants de Vérone”, protagonizado por Anouk Aimée e, em 1950, quando ganhou o Leão de Ouro do Festival de Veneza com “Justice Est Faite”.

Ele voltaria a conquistar aquele prémio dez anos mais tarde, com o filme “Le Passage du Rhin”, estrelado por Charles Aznavour.

O seu último trabalho como realizador foi “L’Amour en Question”, em 1978, interpretado por Annie Girardot e Bibi Anderson.

As sua obras, tanto literárias como cinematográficas, foram amplamente premiadas ao longo da sua carreira.

O seu nome verdadeiro era Marcel Truc e, literariamente, utilizou por vezes o pseudónimo Armand Tréguière.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...