sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

18 DE FEVEREIRO - JAMES J. CORBETT

EFEMÉRIDE - James John Corbett, pugilista norte-americano, campeão mundial dos pesos-pesados entre 1892 e 1897, morreu em Nova Iorque no dia 18 de Fevereiro de 1933. Nascera em São Francisco, em 1 de Setembro de 1866.

James Corbett foi considerado um inovador na arte de boxear, devido à sua nova e apurada técnica de luta, sendo que para muitos historiadores foi a partir de Corbett que o boxe deixou de ser encarado como uma mera briga entre duas pessoas e passou a ser considerado realmente como uma prática desportiva.

Corbett iniciou a sua carreira no boxe em 1886, um ano depois das regras do marquês de Queensberry se tornarem mandatórias, o que marcou o início da era moderna do boxe. O seu estilo de luta era muito diferente dos demais pugilistas do seu tempo e, com isso, Corbett foi capaz de ir acumulando vitórias atrás de vitórias.

Finalmente, em 1892, James Corbett teve a oportunidade de lutar pelo título mundial dos pesos-pesados, quando desafiou o grande campeão John L. Sullivan. Esquivando-se dos directos de Sullivan e usando jabs para minar o seu oponente, Corbett surpreendeu todos quando pôs KO o campeão, no 21º assalto.

Uma vez campeão mundial dos pesos-pesados, Corbett conseguiu defender o seu título uma única vez, quando - em 1894 - pôs KO o renomado pugilista britânico Charley Mitchellll.  Corbett vinha descuidando-se nas preparações para os combates, por conta de sua vida desregrada e o seu problema com o alcoolismo.

Desta forma, em 1897, a inevitável perda de sua hegemonia acabou por acontecer, quando James Corbett foi posto KO pelo britânico Bob Fitzsimmons. Após perder o seu cinturão, Corbett ainda disputou mais quatro combates, tendo perdido três delas. Incapaz de conseguir uma recuperação, em 1903 Corbett decidiu encerrar a sua carreira.

Após largar o boxe, Corbett decidiu realizar o seu sonho de se tornar um actor e, entre 1913 e 1930, apareceu em alguns poucos filmes de baixo orçamento.

Faleceu em 1933, aos 66 anos de idade, tendo sido sepultado no Cypress Hills Cemetery, no Brooklyn.

Em 1990, James Corbett fez parte da primeira selecção de pugilistas que entraram para galeria dos mais distintos boxeurs de todos os tempos, que hoje estão imortalizados no International Boxing Hall of Fame.

Em 1894, o mais antigo estúdio de cinema norte-americano, Edison Studios, de Thomas Edison, filmou uma exibição de boxe entre James J. Corbett e Peter Courtney, para ser mostrado no aparelho inventado por Edison, o Cinetógrafo. A luta consistia em seis rounds de um minuto.

Em 1897, o combate entre Corbett e Bob Fitzsimmons foi documentado e filmado pela Veriscope Company. Em 1898, Siegmund Lubin filmou o combate entre Corbett e Sailor Sharkey.

Além dos documentários, Corbett actuou em vários filmes e séries, entre eles “The Midnight Man”, em 1919, lançado pela Universal Pictures.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...