domingo, 13 de fevereiro de 2022

13 DE FEVEREIRO - VALERI ROJDESTVENSKI

EFEMÉRIDE - Valeri Ilitch Rojdestvenski, cosmonauta soviético, nasceu em Leningrado no dia 13 de Fevereiro de 1939. Morreu em Moscovo, em 31 de Agosto de 2011.

Formado em Engenharia pela Alta Escola de Engenharia Militar da Marinha em Pushkin, em 1961 foi comandante da unidade de mergulho profundo da marinha soviética, na frota do Mar Báltico.

Seleccionado como astronauta em 23 de Outubro de 1965, foi ao espaço em 14 de Outubro de 1976, como engenheiro de voo da nave Soyuz 23, numa missão abortada após a impossibilidade de acoplagem com a estação espacial Salyut 5.

No regresso, Rojdestvenski e o seu companheiro de missão Vyacheslav Zudov pousaram de noite num lago congelado e a cápsula afundou na água, quebrando o gelo, cobrindo a escotilha de escape. Os cosmonautas passaram nove horas dentro do lago, protegidos pela cápsula hermeticamente lacrada, até conseguirem ser resgatados pela equipa de terra, ao amanhecer, em condições climáticas de frio intenso, neve e forte nevoeiro.

Após este voo, continuou a trabalhar no programa espacial soviético baseado no Centro de Treino de Cosmonautas Yuri Gagarin, na Cidade das Estrelas., perto de Moscovo, até se retirar em 24 de Junho de 1986.

Depois de se desligar do programa espacial, passou a trabalhar em actividade civil, na indústria Metropolis. Casado e com um filho, faleceu em 2011, aos 72 anos de idade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...