segunda-feira, 11 de março de 2024

11 DE MARÇO - TERRENCE HOWARD

EFEMÉRIDE - Terrence Dashon Howard, actor norte-americano, nasceu em (Chicago no dia 11 de Março de 1969.

Iniciou a sua carreira no filme “Mr. Holland’s Opus” (1995) e ficou conhecido pelas suas participações nos filmes “Crash” (2004) e “Hustle & Flow” (2005).

Howard nasceu no estado de Illinois, mas mudou-se ainda criança para Cleveland, Ohio. A sua avó, Minnie Gentry, foi actriz. Os pais eram ambos de ascendência afro-americana.

Howard disse ter sido vítima de racismo em toda a sua infância. Com 18 anos, mudou-se para Nova Iorque. O seu maior sonho era ser professor de Ciências.

Howard não completou a sua formação académica, uma vez que acompanhou o seu irmão numa audição para “The Cosby Show” e foi escolhido para o papel.

Howard iniciou a carreira fazendo uma participação no filme “Mr. Holland, Adorável Professor” em 1995. Fez diversos filmes e séries no final dos anos 1990.

Fez curtas participações em filmes de sucesso como “The Player’s Club” (com guião e realização de Ice Cube), “Vovó... Zona”, “Glitter”, “Corridas Clandestinas” e “Ray”, mas ficou conhecido pela participação nos filmes “Crash” e “Ritmo de um Sonho”, pelo qual concorreu ao Oscar de Melhor Actor. Desde então, actuou em filmes como “Fique rico ou morra tentando”, “Animal”, “Pride” e “The Brave One”.

Howard foi casado com Lori McCommas durante 14 anos. O casal tem três filhos: duas filhas (Aubrey e Heaven) e um filho (Hunter).

Howard e a esposa se separaram-se em 2003 e casaram-se novamente em 2005, mas voltaram a separar-se.

Mesmo não sendo cantor, fez um papel de rapper e três músicas para a banda sonora do filme “Ritmo de um sonho” (“It’s Hard Out for a Pimp” foi vencedora do Oscar de Melhor Canção Original).

Em Março de 2007, começou a trabalhar no seu primeiro CD e o primeiro single contou com a participação de Chris Brown.

Além de fazer música, já participou em dois clipes: em 2002, apareceu no clipe “Foolish” da Ashanti e, em 2005, apareceu no clipe da música de grande sucesso “Be Without You” da cantora de R&B Mary J. Blige.

Participou também, em 2010, cantando duas músicas, sendo uma juntamente com Ritche Sambora, da gravação de um DVD do bluesman B. B. King. Em 2015, participou no videoclipe da música “Ghosttown” da cantora americana Madonna.

Foi ainda nomeado para o Globo de Ouro de Melhor Actor Dramático pelo seu papel no filme “Ritmo de um sonho”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...