terça-feira, 5 de março de 2024

5 DE MARÇO - JACQUES VERGÈS

EFEMÉRIDE - Jacques Vergès, advogado francês, nasceu em Ubon Ratchathani no dia 5 de Março de 1925. Morreu em Paris, em 15 de Agosto de 2013.

Ganhou fama desde a década de 1950, como comunista e anticolonialista e por defender uma longa lista de clientes, primeiro na Argélia e depois ao redor do mundo.

Na sua agenda de clientes encontram-se terroristas, criminosos de guerra, ditadores e assassinos em série.

A vida de Jacques Vergès foi retratada no cinema através do filme biográfico “O Advogado do Terror” (2007), do cineasta Barbet Schroeder, que através de entrevistas com o próprio advogado, amigos e clientes, apresenta o seu perfil psicológico e filosófico. O enredo das entrevistas apresenta também as defesas dos seus clientes mais famosos.

Em 1957, dois anos depois de se formar, Jacques Vergès começou a carreira defendendo argelinos acusados de assassinato: durante a guerra de independência do país magrebino, a qual viria a concretizar-se em 3 de Julho de 1962, guerrilheiros da Frente de Libertação Nacional colocavam bombas em lugares públicos frequentados por civis franceses. Durante o processo, Vergès valeu-se de um tipo de defesa até hoje em voga entre réus de tribunais internacionais, como o ditador iraquiano Saddam Hussein: recusar-se a reconhecer o mérito dos procedimentos e a autoridade do juiz e do júri, devolvendo contra eles as acusações de abuso e assassinato.

Conseguiu, assim, mobilizar a opinião pública em todo o mundo e, por fim, obter a amnistia para os seus clientes - entre os quais Djamila Bouhired, símbolo do movimento argelino, com quem se casou.

Em alguns anos, porém, Vergès se transformou numa criatura controversa: o advogado voluntariamente procurava os seus clientes entre figuras cruéis e se associava, em amizade ou interesse, a alguns dos nomes mais polémicos do século XX, como Pol Pot, que à frente do Khmer Vermelho ordenou o assassinato de milhões no Camboja, ou o palestino Wadie Haddad, um dos pioneiros em terrorismo internacionalizado.

Essa trajectória é tema do aludido documentário “O Advogado do Terror” (“L’Avocat de la Terreur”, França, 2007), dirigido pelo cineasta de origem iraniana Barbet Schroeder.

Alguns dos seus clientes notáveis: Klaus Barbie - criminoso nazi; Djamila Bouhired - terrorista argelina, mais tarde esposa de Jacques Vergès; Carlos, o Chacal – terrorista; Magdalena Kopp - terrorista e esposa de Carlos, o Chacal; Pol Pot, líder do Khmer Vermelho no Camboja; Ieng Sary, também do Khmer Vermelho; Khieu Samphan, outro membro do alto-escalão do Khmer Vermelho; Georges Ibrahim Abdallah, terrorista; Idriss Déby, ex-presidente do Chade; Omar Bongo, ex-presidente do Gabão; Denis Sassou-Nguesso, ex-líder da República do Congo; Norbert Dabira, ex-general da República do Congo; Slobodan Milošević, ditador e ex-presidente da Sérvia; e Anis Naccache, guerrilheiro libanês.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...