terça-feira, 19 de março de 2024

19 DE MARÇO - FRANK NITTI

EFEMÉRIDE - Frank Nitti, de seu verdadeiro nome Francesco Raffaele Nitto, também conhecido como Frank “The Enforcer” Nitti, gangster italo-americano, morreu em North Riverside, EUA, no dia 19 de Março de 1943. Nascera em Angri, Campânia, em 27 de Janeiro de 1888.  

Foi um dos principais capangas de Al Capone, que mais tarde se tornou o chefão da Máfia de Chicago.

A sua lápide indica que o seu nascimento foi em 1888, mas os documentos de imigração dos Estados Unidos indicam 1883. Ele imigrou para Nova Iorque, após a Primeira Guerra Mundial e, anos depois, mudou-se para Chicago, Illinois, onde se estabeleceu como barbeiro, ao mesmo tempo que vendia jóias roubadas.

Ele formou um extenso círculo de sócios no submundo de Chicago, o que chamou a atenção do rei do crime de Chicago, Johnny Torrio, conhecido como “The Fox”.

Mais tarde, para o sucessor de Torrio, Al Capone, Nitti chefiou – durante a Lei Seca, uma operação de contrabando e fornecimento de bebidas alcoólicas, importando whisky do Canadá e vendendo pela rede de boîtes e bares pela cidade.

Nitti foi um dos principais tenentes de Capone, graças à sua capacidade de liderança e habilidade de gerência; embora tenha sido apelidado de “The Enforcer” (“O Executor”), Nitti utilizava os seus próprios soldados e subalternos antes que ele próprio necessitasse de cometer alguma violência.

Em 1930, Nitti, como Capone, foi acusado de evasão fiscal. Capone foi sentenciado a onze anos de prisão, Nitti a dezoito meses.

Após a sua libertação, ele foi reportado pela imprensa como o novo chefe da organização; na realidade, ele não tinha o mesmo poder sobre os “’capos’’’ que Capone tinha, assim o império de Al Capone começou a se fragmentar, com Nitti agindo apenas como homem da frente.

Em 19 de Dezembro de 1932, dois polícias de Chicago balearam Nitti no seu escritório, quase o matando. Alguns historiadores acreditam que eles estavam agindo sob ordens do prefeito Anton Cermak (que, julga-se, queria redistribuir o império de Nitti pelos gangsters favoráveis a ele).

Um dos polícias atirou em si próprio para parecer legítima defesa. Infelizmente para a polícia de Chicago (e qualquer outro que estava por trás da tentativa de assassinato), Nitti sobreviveu e foi absolvido da tentativa de assassinato num julgamento em Fevereiro de 1933. Os dois polícias foram sumariamente exonerados da força policial.

Em 1943, muitos da Organização de Chicago foram indiciados por extorsão contra vários dos maiores estúdios cinematográficos de Hollywood.

Muitos dos chefes da Organização, principalmente o subchefe de Nitti, Paul Ricca, acreditavam que Nitti tinha que ser o bode expiatório para o bem de todos. Temendo outro longo tempo na prisão e possivelmente sofrendo de um cancro em fase terminal, Nitti suicidou-se com dois tiros na cabeça na plataforma da Estação Central de Illinois, em 19 de Março de 1943.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...