quarta-feira, 27 de março de 2024

27 DE MARÇO - JUAN MARINELLO VIDAURRETA

Após concluir o curso secundário, ingressou no nível superior e, na Universidade de Havana, obteve o doutoramento em Direito Público e Direito Civil, assim como em Filosofia e Letras.

Desde os anos 1920, exerceu militância política. Também, nessa mesma década, fundou e trabalhou como editor da “Revista de Avance” e, no início dos anos 1930, chegou a ficar um período preso por protestar contra o governo ditatorial de Gerardo Machado.

Em 1938, era o presidente do Partido União Revolucionária, que se uniu ao Partido Comunista cubano para formar a União Revolucionária Comunista.

Nas eleições de 1940, a União Revolucionária Comunista integrou a Coalizão Socialista Democrática, que tinha Fulgêncio Batista como candidato à presidência e Juan Marinello à prefeitura de Havana.

Ainda em 1940, além de ser um dos seis comunistas eleitos para a Assembleia Constituinte, foi eleito senador por Camanguey.

Fulgêncio Baptista, em 1942, nomeou Marinello para um Ministério. Em 1944, a União Revolucionária Comunista passa a chamar-se Partido Socialista Popular e Marinello exerceu a sua presidência até 1962, quando o PSP se junta às Organizações Revolucionárias Integradas.

A partir de 1963, passou a ser embaixador permanente de Cuba na UNESCO.

Foi o candidato do PSP à Presidência da República em 1948.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...